Translate

24 setembro 2016

Fato da Seman: Emprego

Fato da Semana: Emprego no setor

Data: 23 de setembro de 2016
Antecedentes

Agosto de 2015 = O blog Contabilidade Financeira faz o primeiro levantamento sobre o emprego no setor contábil. Desde então, mensalmente e usando os dados do Caged, o acompanhamento tem sido realizado assim que o governo federal disponibiliza suas informações.
Meados de setembro de 2016 = Num congresso para mostrar a força da classe, o CFC convida para palestra um dos maiores criminosos contábeis dos últimos anos e um dos responsáveis pelo escândalo da Enron. Não sabemos o valor pago pelo CFC para o palestrante.
18 de setembro de 2016 = O jornal O Globo divulga profissões que devem desaparecer nos próximos anos. Entre as listadas, a de contador. Dias depois, o CRC RJ divulga uma nota de repúdio.

Notícia boa para contabilidade? Não. Reflexo da crise econômica, o acompanhamento do blog mostra os efeitos sobre os profissionais de contabilidade. Os números indicam quase 10% dos profissionais perderam seus postos nos últimos meses. Para alguns (como o jornal O Globo), um problema estrutural, decorrente dos efeitos dos avanços tecnológicos sobre o setor.

Desdobramentos - Geralmente o final do ano é bom em termos de contratação. Mas a crise também está afetando também o número de alunos interessados no curso de contábeis, assim como em alguns nichos de mercado.

Mas a semana só teve isto? O ranking RUF da Folha indicando os melhores cursos do país, que analisamos com detalhes, foi uma notícia relevante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário