Translate

22 junho 2013

Fato da Semana

Fato: A condenaçãoda Deloitte

Qual a relevância disto? – As autoridades estão apertando o cerco às empresas de auditoria e consultoria. Em geral conseguem escapar alegando que foram enganadas, que seu trabalho não é investigativo, que não opinaram sobre o assunto, entre outros argumentos. Entretanto, parece que as autoridades estão cada vez mais céticas a estas situações. Nesta semana um relatório do Reino Unido fez críticas aos trabalhos das empresas. E em semanas anteriores divulgamos outros casos.
A condenação da Deloitte implicou numa multa de 10 milhões de dólares e a necessidade de não prestar serviços aos bancos no estado de Nova Iorque por um ano. Em 2004 a empresa retirou uma recomendação que ajudaria a prevenir a lavagem de dinheiro.

Positivo ou Negativo? – Negativo para a reputação da empresa e do setor. Escândalos como estes trazem uma associação entre contabilidade e má reputação. Além disto, abrem precedentes na possibilidade de processar as empresas por má conduta.


Desdobramentos – As empresas de auditoria conseguiram sobreviver antes a vários problemas. Assim, o fato não irá afetar de imediato a forma como elas trabalham. Mas a condenação pode ser um sinal de que as autoridades reguladoras querem fazer algo para evitar as falhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário