Translate

13 maio 2013

História da Contabilidade: Quando foi adotado o Método Veneziano no Brasil?

A resposta para esta pergunta é difícil, mas arrisco aqui a uma resposta. Foi os holandeses que tiveram o privilégio de usar primeiro em nosso solo o método divulgado por Luca Pacioli. Segundo já sabemos, Pacioli publicou em 1494 o livro Summa, com um capítulo sobre contabilidade. O método foi divulgado entre os diversos países no século XVI, incluindo a Holanda. Neste país, o principal entusiasta foi Simon Stevin (foto) (1548 – 1620), um grande cientista, comerciante e amigo do príncipe Maurício de Nassau. Stevin ficou muito conhecido por estudar a estática e hidrostática, introduziu o empregou de frações decimais, aceitou os números negativos e propôs o sistema decimal.

Stevin também contribuiu muito com a contabilidade. Além de divulgar o método das partidas dobradas, através de um livro sobre o assunto sob a forma de perguntas e respostas, o holandês incentivou o uso do método na contabilidade pública: escreveu o primeiro tratado sobre contabilidade pública. Segundo Gleeson-White (Double-Entry, 2011), por instigação de Stevin, o Príncipe Mauricio de Nassau introduziu o método na administração de cada governo local dos territórios.

Para quem conhece a história do Brasil já sabe que Nassau administrou o território nordestino durante alguns anos do século XVII. Mas como os holandeses foram derrotados e expulsos do Brasil, a herança se perdeu no tempo.

Um comentário:

  1. Revisem o português das postagens. Especialmente esta e as relacionadas à história da contabilidade. Os erros diminuem a credibilidade e o engajamento dos leitores. Fiquem atentos.

    ResponderExcluir