Translate

14 agosto 2015

2+2=5

Uma piadinha circula há tempos sobre o processo de contratação de um gestor para uma empresa. Um estatístico, um sociólogo, um advogado, um engenheiro e um contador se candidatam ao cargo. O estatístico é o primeiro a ser entrevistado e o dono da empresa pergunta: “quanto é 2 mais 2”. O estatístico responde: “existe 90% de chance de ser 4”. O sociólogo também tem que responder a pergunta e diz: “este é um conceito típico da luta de classes ...” e continua seu discurso. A mesma pergunta é feita para o advogado que responde: “não existe nada sobre o assunto no código comercial e salvo melhor juízo na jurisprudência”. O engenheiro vai direto ao ponto: 4. Na vez do contador, o candidato responde: “quanto você quer que seja”. O contador foi o contratado.

A piadinha mostra a visão típica que o profissional faz aquilo que o dono espera dele. No século XIX Burnier já alertava que o bom profissional deveria ter fidelidade ao amo http://www.contabilidade-financeira.com/2015/07/historia-da-contabilidade-contabilidade.html. Uma pesquisa realizada pela Universidade South Carolina mostra que isto ocorre. Usando 41 recrutadores e 57 executivos, o estudo mostrou que candidatos que era vistos como mais próximos aos “objetivos” da administração, e isto inclui suavizar resultados, são preferidos no processo de contratação. Entre dois candidatos, onde um deles é inferior em todos os aspectos, exceto na habilidade de “remover” obstáculos contábeis, a preferência era o candidato inferior. Isto significa dizer que o processo de suavizar/gerenciar resultados começa no processo seletivo.

A pesquisa causou um grande impacto nesta semana, tendo sido citada por Dena Aubin da Reuters e Michael Coehn da Accounting Today . Uma pesquisa similar já foi realizada no Brasil, por professores da UFRN e UnB e pode ser acessada aqui

Um comentário: