Translate

06 abril 2015

Campeonato mundial de xadrez feminino

Sessenta e quatro jogadoras de xadrez estiveram em Sochi, na Rússia, para disputar o título mundial de xadrez feminino. O sistema de disputa foi o famoso “mata-mata”, onde ao final de dois jogos, uma jogadora saía da disputa e outra continuava. Eram dois jogos e existindo empate eram disputadas partidas duplas rápidas até que prevalecesse a vantagem de uma das competidoras.

E o sistema mostrou que no sistema de mata-mata nem sempre a melhor jogadora vence. Em 2012 a ucraniana Anna Ushenina, atualmente somente a 21ª. mais forte jogadora, venceu a ex-campeã búlgara Stefanova (13ª.). Sem contar com a jogadora de maior pontuação no rating, a jovem chinesa Hou (rating de 2.686), o torneio iniciou com uma avassaladora participação de Humpy Koneru (rating de 2.581, jogadora mais forte do torneio). A indiana ganhou seis partidas seguidas, eliminando três jogadoras. Mas nas oitavas encontrou a ucraniana Mariya Muzychuk, vencendo o primeiro jogo e perdendo o segundo. No desempate, empatou o primeiro jogo, mas perdeu o quarto jogo, depois de cometer um erro, num jogo que estava favorável. Nas semi-finais disputavam uma ucraniana, Mariya (12º. No rating), outra indiana, Harika (16º), uma sueca, a veterana Pia Cramling (15ª) e uma russa, Pogonina (39ª). Mariya eliminou outra indiana, já no segundo desempate. E Pogonina eliminou a sueca, que anteriormente tinha eliminado a irmã de Mariya.

A final, em Sochi, Rússia, seria entre uma russa e uma ucraniana. A russa era a zebra, mas ela tinha superado diversos obstáculos. Sendo a 7ª. melhor jogadora da Rússia, o desafio era vencer Mariya, a segunda melhor jogadora da Ucrania (a sua irmã, Anna, é a melhor). Nenhuma delas possui o título de grande mestre internacional de xadrez, mas o rating de Mariya é de 2536, versus 2456. Mas Mariya tem somente 22 anos, enquanto Pogonina já está entrando na casa dos trinta anos. A ucraniana (fotografia) segurou dois empates, venceu o terceiro jogo e empatou a quarta partida, onde sempre esteve melhor.

Provavelmente no próximo ano teremos o encontro entre Mariya e Hou, a ex-campeã e melhor do mundo. Na última vez, Hou massacrou Ushenina por 5,5 a 1,5. Será que a chinesa repetirá a dose?

Nenhum comentário:

Postar um comentário