Translate

18 novembro 2014

Curso de Contabilidade Básica: Mudança de Auditoria

Para que uma empresa tenha um parecer de auditoria (também denominado de relatório de auditoria ou outro nome similar), a mesma faz um contrato com uma empresa de auditoria. Acredita-se que o auditor deve ter credibilidade no mercado. Assim, no momento de escolher o auditor a empresa deve levar em consideração não somente sua capacidade e independência como também seu nome no mercado.

No passado não existia nenhum limite quanto à contratação da auditoria, exceto a necessidade de registro do profissional e sua empresa. Recentemente uma grande discussão ocorreu sobre a necessidade que a empresa modifique, regularmente, a auditoria. Acredita-se que esta medida pode trazer melhorias na qualidade do trabalho do auditor.

Isto tudo é muito polêmico e talvez não seja de interesse imediato para quem está fazendo um curso de contabilidade básica. Mas iremos mostrar que a modificação da empresa de auditoria pode mudar a forma de fazer a contabilidade de uma empresa através de um exemplo.

Vamos usar a Nortec Química e a demonstração do segundo trimestre de 2014. A empresa efetuou a troca de auditoria no início de março de 2014, da Premiumbravo Auditores e Consultores para KPMG. A nova empresa de auditoria, já no primeiro trimestre, fez duas observações importantes, conforme apresentado a seguir:

Os dois tópicos são relevantes, já que afetam o imobilizado (18 milhões de reais para um ativo de 86 milhões) e o passivo. Observe que os pontos parecem básicos para o fechamento das informações contábeis. E só apareceram após a troca dos auditores.

Para evitar pendência com os auditores, a empresa anunciou as seguintes medidas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário