Translate

11 janeiro 2019

Velocidade da Internet e Desenvolvimento do Município

O setor de processamento e terceirização de negócios está em expansão de Madagascar. Empregando entre 10 a 15 mil pessoas, algumas empresas estão optando pela ilha por uma combinação de custo e qualidade. Um dos fatores que tornam Madagascar atraente é a velocidade da internet, um requisito importante para chamadas de qualidade e serviço em tempo real.

Ter uma internet com elevada velocidade parece ser algo importante para que uma região possa desenvolver. Entretanto, em geral locais mais desenvolvidos geralmente possuem melhor qualidade na rede, o que impede, muitas vezes, que o ciclo de pobreza seja interrompido.

Um levantamento feito pelo site minhaconexao.com.br em 350 municípios brasileiros mostra que a localidade com pior conexão é Mulungu, na Paraíba. Mulungun possui menos de dez mil habitantes, distribuídos em 195,31 km2. O PIB per Capita da cidade está muito próximo ao menor do Brasil. Em Mulungu, a velocidade da internet é de 2,2 Mbps.

A localidade com maior velocidade de internet é Louveira, em São Paulo. Os seus 43 mil habitantes possuem um PIB per Capita de 270 mil reais/ano, um dos maiores do Brasil. O IDH da cidade é de 0,90, padrão de um país desenvolvido.

Usando os dados destes 350 municípios e os valores do PIB Per Capita, eu calculei a correlação entre os valores: foi significativa, de 0,34. O gráfico abaixo mostra a visualização da relação:

O que isto está dizendo? Que uma cidade com melhores níveis de desenvolvimento terá condições de fornecer melhor internet para sua população. As chances de uma empresa de processamento e tratamento de dados ou de call center instalar em Mulungu é próxima de zero.

O gráfico a seguir apresenta a relação entre o IDH do município e a velocidade da internet.
A correlação, de 0,353, também é significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário