Translate

04 fevereiro 2011

Por que os gêmeos são importantes para a ciência?

Na explicação científica, alguns pesquisadores consideram que as relações humanas, construídas desde a infância, são cruciais para explicar o comportamento das pessoas. Entretanto, alguns cientistas acreditam que o componente genético pode ser muito importante.

Como provar se a genética é mais relevante que as relações humanas? Os cientistas encontraram uma solução muito engenhosa: pesquisando os gêmeos que foram separados na infância, por qualquer motivo. Reunindo uma grande quantidade de informações sobre estes casos é possível determinar qual a parcela mais importante: os genes ou o componente social.

Vamos imaginar que estejamos interessados em determinar como os investimentos são feitos: conservadores ou mais arriscados. Se ao analisar os gêmeos descobrimos que eles possuem um padrão de comportamento como investidores similares, seria possível afirmar que o aspecto genético é importante. No entanto se não conseguir constatar que os investimentos realizados são semelhantes é que o componente social é crucial.

Recentemente uma pesquisa realizada com gêmeos na Suécia descobriu que 25% da variação do risco de uma carteira de ação têm sua origem na genética. Isto é uma descoberta fantástica: até então os teóricos de finanças não consideravam a questão genética no risco dos indivíduos. E só foi possível graças aos gêmeos.

Leia Mais: CESARINI, David et al. Genetic Variation in Financial Decision-Making. Journal of Finance, outubro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário