Translate

18 fevereiro 2011

O que deve ter uma "conclusão" de um trabalho científico?

A conclusão é a parte mais desprezada de um trabalho científico. Geralmente deixamos para o final, quando já estamos exaustos com a pesquisa. E temos dificuldade em escrevê-la. Existe um pesquisador que afirmou que por ele seus trabalhos nunca teriam o item “conclusão”, pois as mesmas são facilmente obtidas a partir da leitura do texto. Mas ele reconhece que isto tornaria difícil a aprovação do artigo num periódico de renome e por isto ele faz uma conclusão suscinta.

Aqui um roteiro sobre o que deve e o que não deve conter uma conclusão

O que não deve estar na conclusão

1. O objetivo do trabalho – Na realidade o objetivo só deve ser enunciado uma vez. Se o texto é claro, não é necessário repetição.
2. Os resultados do trabalho – Novamente o mesmo do anterior. Os resultados já estão no resumo, na introdução (e isto mesmo) e na análise de dados. Repeti-los na conclusão é considerar o leitor um prejudicado mentalmente.
3. O resumo do trabalho – Parece incrível, mas o resumo do trabalho deve estar numa seção chamada “resumo”.
4. As limitações – as limitações devem estar ao longo do trabalho, sempre que o assunto for abordado. Assim, quando se fala da amostra, as limitações decorrentes da amostra podem ser apresentadas.

Observe que as restrições acima fazem com que a conclusão seja algo realmente reduzido. Um trabalho de oitenta folhas poderia ter uma conclusão de no máximo uma página. Num artigo de vinte páginas, dois ou três parágrafos. Entretanto, isto é controverso. Algumas pessoas acham que a conclusão deve ser mais extensa.

O que pode estar na conclusão do trabalho

1. Uma opinião sincera e honesta sobre os achados – Os achados são relevantes para a ciência? Como podem contribuir para a melhoria do conhecimento científico? Quais os novos rumos das pesquisas futuras? Neste caso, as frases devem estar baseadas nos dados que foram analisados.

2. Sugestões de pesquisas futuras – Decorrentes das dificuldades encontradas, o pesquisador pode sugerir novos rumos a serem investigados.

P.S. Veja este link

12 comentários:

  1. Professor, até que ponto podemos dar nossa opinião sincera sobre os achados? Como no Brasil eles prezam muito a impessoalidade, fico sem saber opinar e optava pela receita errada de colocar um resuminho + as sugestões para futuras pesquisas.
    Eu posso, por exemplo, escrever: "tal resultado ocorreu provavelmente em decorrência a isso e aquilo"? Posso incluir esse provavelmente, como nos textos estrangeiros?`Ou essa opinião é um meio termo entre isso e a impessoalidade?
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Professor, se coloca imagens nas coclusões?

    ResponderExcluir
  3. podia por foto nas conclusao para a gente ver e entender mais e muito legal entender o projeto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. otimo me ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiito nota 10000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000

      Excluir
  4. Excelente texto! Graças a ele foi possível que eu concluísse um trabalho acadêmico! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado vc me ajudou bastante, desde já desejo votos de estima.

    ResponderExcluir
  6. bom por mi tembem acho que nao ha necessidade de por a conclusao porque taremos a repetir as coisa ja ditas

    ResponderExcluir
  7. ameiiiiiiii, sou oitava serie e meu professor de quimica exige que nosso trabalho tenha tudo q tem um trabalho cientifico...mt obrigado, ajudou muito

    ResponderExcluir
  8. Muito legal a Proposta do Blog. De Manter o contabilista sempre atualizado. Eu havia feito um Curso de Contabilidade Básica
    e o professor falou na aula sobre este blog.

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigada pelo artigo. Nao sei muito bem, porque nao trabalho nesta area, mas sei que comigo, sempre funciona somente kanbantool.com. Ajdua me agrupa os resultados no meu trabalho corporativo. Por isso, gosto de utilzar as ferramentas digitais assim :) Mando os comprimentos :)

    ResponderExcluir