Translate

02 fevereiro 2011

Contabilidade Pública

Uma reportagem do DCI (Nova Regra de Contabilidade cria Desafio ao Governo Dilma) sobre a contabilidade pública comenta a questão da implantação do regime de competência.

Faltam menos de um ano para adaptação e pouca coisa foi feita. O texto ouviu duas pessoas: um auditor e diretor da Crowe Horwath e o presidente do CRC-SP.

As novas normas serão encabeçadas pelo Sistema CFC/CRCs (formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos regionais de Contabilidade) e pela Secretaria de Tesouro Nacional, obedecendo ao disposto na Portaria do Ministério da Fazenda número 184, de 25 de agosto de 2008.

Dois aspectos são considerados pelo texto: os novos governantes ainda não entenderam as implicações das normas e não existe pessoal suficiente para fazer o processo acontecer. O texto comete alguns erros, como chamar as normas de IFRS ou acreditar que somente pela adoção haverá mais transparência. Particularmente acredito não a relação entre regime de competência de transparência não é tão simples assim. (Ou seja, adotar competência não significa mais transparência. Pode ocorre o contrário, mas isto seria um tema para uma postagem específica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário