Translate

01 março 2015

História da Contabilidade: Ensino na véspera da independência

Na véspera da independência do Brasil o ensino da contabilidade apresentava algumas características interessantes. Em primeiro lugar, não existiam estabelecimentos formais de ensino, ao contrário do que já ocorria em alguns países europeus. O processo de ensino era muito mais precário e menos institucionalizado. Segundo, os professores não eram exclusivos da área, sendo muito mais polivalentes. Naquela época a população brasileira era bem reduzida, com um grau de urbanização baixo, e existiam muitos analfabetos. Isto nos leva a terceira característica: o número de professores era reduzido. Em quarto lugar, não existia interesse do governo em bancar uma política de ensino.

Conforme comentamos anteriormente, o ensino de contabilidade estava misturado com o aprendizado da alfabetização. Em 1822 um professor anunciava “Aula de Primeiras Letras” que ocorreria na Rua da Gloria 167, Rio de Janeiro. Segundo o anúncio, o mestre iria ensinar a ler e escreve com perfeição, além de aritmética e doutrina cristã. Especificamente sobre aritmética informa que:

“Arithemetica, em toda a sua extenção, e partidas dobradas para os Alunos que se aplicarem ao Commercio; Algebra, e Geometria para os que estiverem no cazo de comprehenção; e que queirão frequentar as Accademias”. (grifo nosso)

O anúncio indicava que o Mestre tinha conhecimentos e que utilizaria sua casa para a docência. Isto é uma prova da falta de institucionalização do ensino e que os professores eram polivalentes.

Fonte: Diário do Rio de Janeiro, edição 2 de 3 de janeiro de 1822, p. 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário