Translate

02 março 2013

Fato da Semana

Fato: Resultado da Vale

Qual a relevância disto? A Vale é uma das maiores empresas de mineração do mundo, a maior produtora de minério de ferro e a segunda de níquel. Nesta semana a empresa anunciou um lucro de quase 10 bilhões de reais, bem abaixo dos 38 bilhões de 2011, o pior resultado desde 2004. Juntamente com o resultado do ano, a empresa divulgou um prejuízo de 5,6 bilhões de reais no último trimestre de 2012, o primeiro resultado negativo trimestral deste 2002.

Como é comum nas situações onde uma empresa não tem um bom desempenho, a culpa foi do ambiente externo; no caso da Vale, na crise financeira. Na divulgação do resultado é interessante as palavras do seu presidente, que afirmou que o desempenho da empresa decorreu da decisão da empresa de buscar a transparência. Segundo a Folha de S Paulo:

Ferreira fez questão de ressaltar que havia uma "Vale do passado" e que agora começa a surgir uma "Vale do futuro". Neste novo cenário, diz, enquadra-se o rebaixamento do valor de ativos (em carvão, alumínio e níquel principalmente).

A amortização de ativos no valor de 8,2 bilhões foi apontada como a principal causa do resultado da empresa. As ações da empresa registram redução nos últimos dias.

Positivo ou Negativo? – A divulgação do resultado da empresa mantém algumas práticas antigas das empresas. A primeira delas é culpar o ambiente externo quando o resultado foi abaixo do esperado. Isto novamente ocorreu no caso da Vale. O segundo aspecto é deixar para fazer amortizações de ativos quando ocorrem mudanças na direção das empresas. Recentemente a Petrobras resolveu reconhecer que diversos poços de petróleo não eram viáveis, somente após a saída de Sérgio Gabrielli. Agora, a saída de Agnelli permitiu a empresa registrar prejuízos que ocorreram no passado. Terceiro, é a nova diretoria afirmar que “tudo vai ser diferente”. Acredite se quiser. Todos são pontos negativos.

Desdobramentos – A reação do mercado ao anúncio mostra que ocorreu uma desilusão com a divulgação. A empresa perdeu pontos junto aos investidores.

Outros candidatos a fato da semana? A questão dos resultados do BNDES seria uma alternativa forte. Também são candidatos: a decisão inglesa contra as Big Four e a investigação sobre a inadimplência dos bancos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário