Translate

12 novembro 2012

Resenha

Ketz é um dos autores do blog Grumpy Old Accountants, um dos bons blogs existentes na área de contabilidade. Em Hidden Financial Risk, Ketz tenta procurar justificativa para alguns dos problemas que passa a contabilidade.

O livro foi publicado em 2003, logo após a crise da Enron e outros escândalos contábeis. E por este motivo parece datado em alguns trechos.

São onze capítulos divididos em quatro partes. A primeira parte é uma contextualização do assunto. A segunda trabalha os principais pontos controversos na contabilidade da época: equivalência patrimonial, leasing, pensão e sociedades de propósito específicas. A questão do valor justo, tão relevante na crise financeira de 2008, não era tão importante quanto o livro foi publicado. A terceira parte busca os responsáveis pelos problemas contábeis: os gestores, os auditores, os reguladores e os investidores. O livro finaliza com uma proposta de solução para os problemas.

Para os interessados em conhecer os problemas ocorridos na contabilidade após a falência da Enron este pode ser um livro interessante. Mas realmente a leitura não evita o ranço de uma obra datada.

KETZ, J. EDWARD. Hidden financial risk. Hoboken: wiley, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário