Translate

29 outubro 2012

Voo da Águia Real


Matias-Pereira é um autor conhecido da área de finanças públicas. Com diversos livros publicados sobre o tema, o professor da Universidade de Brasília, inclusive no Programa de Contabilidade, surpreende em lançar um livro não técnico. Trata-se d´O Voo da Águia Real (editora Livronovo, 2012. Aqui um vídeo de divulgação).

Nesta obra ele descreve a busca do conhecimento interior de um brasileiro que acabou de defender sua tese de doutorado. Para isto, o personagem principal, Mateus, resolve fazer o caminho de Santiago de Compostela, começando da França. O trajeto de Mateus mostra reflexões filosóficas e como fazer para ser uma pessoa melhor. Afinal, Mateus sentia-se vazio após sua defesa.

Ao começar a obra de Matias-Pereira, que possui uma grande cultura geral que aparece no seu texto, parecia que estava escutando o autor, que é meu colega de universidade. A profissão do autor como professor está nítida na obra, quando descreve didaticamente as cidades, as igrejas e a história do caminho. Isto pode às vezes prejudicar uma leitura mais rápida da obra, mas é um atrativo para aqueles que gostam de caminhar e querem buscar o sentido da vida, que por sinal é o subtítulo da obra.

A partir do capítulo 17 a obra ganha um dinamismo interessante, que sofrerá uma reviravolta surpreendente no capítulo 45. 

2 comentários:

  1. Obrigado pelos seus comentários, Professor César Tiburcio. Procuramos, como autor deste romance, debater um tema que entendemos relevante para as pessoas refletirem: o sentido da vida. Esperemos que o livro possa cumprir de forma adequada o seu propósito. Um forte abraço, José Matias-Pereira

    ResponderExcluir