Translate

16 outubro 2011

A história não oficial da contabilidade no Brasil - 2

Ontem comentei que uma de minhas postagens preferidas fala sobre a história não oficial da contabilidade no Brasil. (Infelizmente não posso dizer que o livro de Jorge Caldeira é, também, um de meus preferidos, pois vergonhosamente ainda não o li. Ou adquiri.).

Pois bem. A postagem escrita pelo professor César fala sobre o controverso livro “História do Brasil com Empreendedores” (Jorge Caldeira, ed. Mamuleco). Controverso? Sim! Por isso a postagem foi intitulada como “A História Não Oficial da Contabilidade no Brasil”!

Mona Dorf explica a polêmica: “[...] os livros de história sempre ensinaram que a economia colonial era baseada no latifúndio que exportava a riqueza para fora do país. Caldeira, no entanto, traz novos dados para mostrar que a economia era tão dinâmica, que bem antes da chegada da Corte, em 1800, era bem maior do que a de Portugal, graças à figura do empreendedor”.

O professor César acrescenta: “Sabe-se que antes da criação de escolas formais de contabilidade, a mesma era ensinada nas famílias. E no Brasil, como isso ocorreu? Talvez fosse necessário alguém investigar a história não oficial da contabilidade para descobrir a frequência que isto ocorria [Alguém sentiu um cheirinho de tese de livre docência por aí? A gente torce, né?!]. O livro de Caldeira já é relevante por revelar outra visão da história brasileira: existia um intenso mercado interno no Brasil colônia, a economia não dependia da exportação e os trabalhadores eram em sua maioria pessoas livres.”.

A Lisandra Gehrke, que acompanha o blog, acrescentou um comentário super pertinente, que merece ser destacado:

Estou lendo o livro do jornalista Jorge Caldeira - Mauá Empresário do Império [Companhia das Letras], que conta a saga do menino Irineu Evangelista de Sousa, que por meio da contabilidade se transformou no grande Visconde de Mauá. O pequeno Irineu, aos nove anos de idade iniciou sua vida como caixeiro, e, depois de muito esforço, oportunidade e dedicação aos estudos, chegou ao posto de guarda-livros chefe. Uma leitura maravilhosa para nós contadores. Uma narrativa clara da história do Brasil e da contabilidade no Brasil.”.

Você já leu algum desses livros? Duas dicas de leitura pra rechear a sua semana! Que tal?




Leia também:

História


A história da economia

Um comentário:

  1. Interessante. Quando a gente 'cresce' aprende que muita coisa que "aprendeu" na escola tem que ser reavaliado.

    ResponderExcluir