Translate

18 abril 2021

Mercado de carbono voluntário tem um problema a resolver

O uso do crédito de carbono  tem um problema sério para resolver:

O padrão ouro para alcançar emissões líquidas zero é assim: uma empresa identifica e relata todas as emissões que é responsável por criar, reduz o máximo possível e, então - se ainda tiver emissões, que não pode reduzir - investe em projetos que evitam emissões em outros lugares ou puxam o carbono do ar para alcançar um equilíbrio “líquido zero” no papel.

O processo é complexo e ainda em grande parte não regulamentado e mal definido . Como resultado, as empresas têm bastante poder discricionário sobre como relatam suas emissões. Por exemplo, uma empresa mineradora multinacional pode contar as emissões da extração e processamento do minério, mas não as emissões produzidas pelo transporte.

As empresas também podem decidir quanto confiar no que é conhecido como compensação - os projetos que podem financiar para reduzir as emissões. A gigante do petróleo Shell , por exemplo, projeta que alcançará emissões líquidas zero até 2050 e continuará a produzir altos níveis de combustível fóssil durante esse ano e depois. Como? Ela se propõe a compensar a maior parte de suas emissões relacionadas aos combustíveis fósseis por meio de grandes projetos baseados na natureza que capturam e armazenam carbono, como a restauração de florestas e oceanos. Na verdade, a Shell sozinha planeja implantar mais dessas compensações até 2030 do que estavam disponíveis globalmente em 2019.

Os ambientalistas podem saudar a nova agenda conservacionista da Shell, mas e se outras empresas de petróleo, as indústrias de aviação, os setores de transporte marítimo e o governo dos EUA propusessem uma solução semelhante? Há terra e oceano disponíveis de forma realista para compensações, e a simples restauração de ambientes sem mudar fundamentalmente o paradigma de business-as-usual é realmente uma solução para as mudanças climáticas?

Fora dos mercados de emissões de conformidade , que se concentram principalmente na regulamentação governamental no setor de energia , os mercados voluntários criam a maioria das compensações que são usadas para atingir o valor líquido zero.

Os mercados voluntários são organizados e operados por uma ampla gama de grupos dos quais qualquer pessoa pode participar. Você já viu a opção de compensar seu voo? Essa compensação provavelmente acontece por meio de um mercado voluntário de carbono. As atividades que produzem as compensações incluem projetos como gestão florestal e oceânica , gestão de resíduos, práticas agrícolas, troca de combustível e energia renovável. Como o nome indica, eles são voluntários e, portanto, em grande parte não regulamentados.

Por causa da onda de promessas e subsequente demanda por compensações, os mercados voluntários de carbono estão sob pressão para se expandir rapidamente. Uma força-tarefa lançada pelo Enviado Especial das Nações Unidas para Ação Climática, Mark Carney, e envolvendo várias grandes empresas, divulgou um plano abrangente em Davos 2021 que prevê que os mercados voluntários de carbono precisam crescer quinze vezes na próxima década. Isso sugere que o aumento líquido de zero representa uma das maiores oportunidades comerciais de nosso tempo - despertando grande interesse de investidores e grandes negócios . Ele também identifica e propõe soluções para alguns desafios persistentes e críticas aos mercados voluntários de compensação de carbono.

(...) existem preocupações reais sobre a capacidade dos mercados voluntários de cumprir legitimamente o que prometem. As preocupações comuns incluem questões sobre a permanência dos projetos para armazenamento de carbono a longo prazo, verificando se as compensações realmente reduzem as emissões além de um cenário usual e confirmando que os créditos não estão sendo usados ​​mais de uma vez. Esses e outros desafios expõem os mercados voluntários de carbono à manipulação potencial, lavagem verde, consequências não intencionais e, lamentavelmente, ao fracasso em atingir seu propósito.

(...) Os mercados voluntários de carbono podem melhorar as paisagens e ajudar a compensar as emissões inevitáveis. No entanto, eles não podem acomodar todas as metas líquidas de zero do mundo desenvolvido.

A maioria dessas iniciativas ainda não começou, mas emissores de países desenvolvidos já estão buscando compensações fora de suas fronteiras. Isso está aumentando a preocupação de que as empresas mais ricas possam estar colocando o peso de suas emissões nos países mais pobres, que podem produzir compensações a preços baixos, implorando pela noção de um colonialismo climático [grifo do blog] recém-descoberto.

(...) Além da ética, em termos estatísticos, simplesmente não há capacidade ecológica suficiente para compensar as emissões mundiais. (...)

As compensações realisticamente não podem fazer muito para atingir as metas climáticas. É por isso que o foco deve se voltar para a redução, em vez de compensar as emissões globais. Os mercados voluntários de carbono desempenham um papel crítico como caixas de areia de inovação para soluções criativas de compensação e estão mobilizando o setor privado para agir; no entanto, eles devem ser limitados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário