Translate

16 março 2018

Salário do profissional contábil

Quando usamos uma série histórica longa é possível perceber como o salário do profissional de contabilidade perdeu peso ao longo dos últimos anos. Usando dados oficiais do Ministério do Trabalho e considerando como profissional contábil o técnico em contabilidade, o escriturário, o contador e auditor, temos o seguinte panorama:

Em 2003, um trabalhador contábil recebia 7,15 salários mínimos em média. No final de 2016, o salário era de 4,54 salários mínimos.

É bem verdade que neste período tivemos um populismo que aumentou o salário mínimo. Outra forma de comparar é verificar o salário do profissional contábil com todos os trabalhadores. E o resultado continua sendo muito ruim. Em 2003, o profissional contábil recebia 74% a mais que o salário do trabalhador brasileiro: 7,15 versus 4,10. Já em 2016 a diferença caiu para 46%: 4,54 versus 3,10 salários mínimos.

2 comentários:

  1. Professor, será que isso não é reflexo de uma anunciada "transformação" da profissão? Quais são as competências de contadores bem remunerados, onde estão trabalhando, o que estão fazendo?

    ResponderExcluir
  2. Parece que a resposta não é tão simples, mas se tivesse que arriscar minha opinião foi um problema de oferta e demanda, com a expansão dos cursos superiores.

    ResponderExcluir