Translate

07 julho 2014

Curso de Contabilidade Básica: Dados não financeiros

Quando aprendemos o método das partidas dobradas associamos a contabilidade com valores monetários. Ao concluir um curso de contabilidade básica também temos esta ligação entre a informação contábil com a moeda. Mas isto é injusto, já que nem tudo é valor expresso em moeda. Na verdade, se o leitor lembrar nem tudo são valores. Existe um grande número de informação sob a forma de texto. Aqui concentraremos nos dados não financeiros.

Nas demonstrações contábeis divulgadas existe um grande número de dados não financeiros. Geralmente são dados associados ao desempenho daquela entidade específica e que podem ajudar ao usuário a entender o que se passa nas demonstrações contábeis. Veja o caso da Abril Educação, onde buscamos os seus dados operacionais. O primeiro conjunto de dados diz respeito as escolas do grupo:

A planilha apresentada pela empresa mostra que no início de 2012 tinha-se 19 unidades de ensino, com 13 mil alunos. Já em 2014 o número de escolas manteve constante, com 22 mil alunos. Neste período de dois anos o grupo adquiriu duas escolas: Motivo e Sigma. Ao trabalhar estes dados já podemos imaginar seus efeitos sobre as demonstrações contábeis já que a associação é direta: mais alunos = mais receitas.

Vamos agora para as escolas de línguas do grupo, que trabalha com duas marcas: Wise up e Red Balloon. No início de 2012 as duas não constavam dos dados operacionais. Entre 2013 e 2014 ocorreu uma redução no número: 432 versus 420. Mas o número de alunos permaneceu praticamente constante. Aqui já podemos imaginar que deve existir um efeito sobre a receita de 2013, em relação a 2012, mas não de 2014 sobre 2013.


E agora a editora do grupo. A figura abaixo é uma adaptação dos dados apresentados pelo grupo, onde usamos os valores anuais (a razão para esta escolha é a sazonalidade na venda de livros).

A informação está separada em receita obtida com venda para a área pública e receita com escolas particulares. E isto é muito bom já que mostra o peso de cada um dos segmentos. O grupo vendeu 53 milhões de livros para área pública em 2012 e 32 milhões em 2013. Ocorreu uma redução na quantidade. Mas o preço médio aumentou de R$5,77 para R$7,90. O resultado foi uma redução na receita em 50 milhões de reais. Já para a área privada, o número de livros aumentou em quase 500 mil exemplares, mas o preço médio caiu. A receita teve uma pequena variação. Somando as duas áreas, a receita caiu devido ao menor volume de compras da área pública.

O interessante aqui é observar como os dados físicos possuem uma vinculação com os montantes financeiros que constam das demonstrações contábeis. Uma análise de uma entidade requer usar os dois, um complementando o outro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário