Translate

18 abril 2012

Lucro Líquido sobre Ativo


Definição – corresponde ao resultado líquido da entidade sobre o total de ativo. Expressa o retorno líquido do ativo.

Fórmulas
LL sobre Ativo = (Lucro Líquido / Ativo) x 100

Sendo
Lucro Líquido = corresponde ao lucro líquido após juros e imposto de renda.

Unidade de Medida – em percentual.

Intervalo da medida – Como a empresa pode ter lucro ou prejuízo, o intervalo da medida deve estar entre -100% a infinito. Se a empresa gera lucro, espera-se que o índice esteja abaixo de 100%

Como calcular – O índice pode ser obtido a partir do balanço patrimonial e da demonstração do resultado da empresa. A figura a seguir apresenta o ativo da Cemig, uma empresa de energia elétrica.

O ativo da empresa em 30 de setembro de 2011 era de 36,9 bilhões; no ano anterior era de 33,6 bilhões.
A próxima figura mostra a demonstração do resultado:

A empresa teve um lucro de R$1,7 bilhão até o final do terceiro trimestre de 2011, versus 1,6 bilhão nos nove primeiros meses de 2010. O índice pode ser calculado da seguinte forma:

Lucro Líquido sobre Ativo = (1706 455/36940 310) x 100 = 4,62%

Grau de utilidade – Regular, em razão da polêmica envolvendo este índice.

Controvérsia de Medida – Muita. É um índice muito usado e existente na literatura. Entretanto, possui problemas teóricos graves, pois associa o resultado líquido de uma empresa, que será distribuído para os acionistas, com o ativo. Neste sentido, a associação deveria ser entre o lucro operacional e o ativo ou entre o lucro líquido e o patrimônio líquido. Em razão disto, não aconselhamos seu uso em análise de desempenho de uma empresa.

Observações Adicionais
a)     Existe uma discussão sobre qual o melhor valor para o denominador: o valor inicial, o valor final ou o valor médio. A favor do valor final, que usamos no exemplo, existe somente o fato de você não perder uma informação numa série histórica. O valor médio tem sido recomendado na literatura, como uma aproximação mais adequada do ativo existente durante o exercício social. Entretanto, o uso do valor inicial também é defensável, por associar com o valor existente antes do início do exercício social.
b)     Também é possível usar o conceito de investimento, que está detalhado no índice retorno do investimento (ROI). As restrições apresentadas no item de controvérsia continuam.
c)     Multiplicando o índice por vendas apresenta que este índice é resultado da margem líquida pelo giro do ativo: LL/Ativo = (LL/Vendas) x (Vendas / Ativo) = Margem Líquida x Giro do Ativo. No caso da Cemig, para 30 de setembro, tem-se: LL/Ativo = 14,87 % x 0,31 = 4,62%. Ou seja, apesar da margem líquida de quase 15%, o volume elevado de ativo em relação as vendas faz com o que o índice seja menos de 5%. 


Esta é uma série de textos sobre os principais índices usados na análise das demonstrações contábeis.  Outros textos publicados foram: Distribuição do Valor adicionado, Dividendo por lucro, Lucro por açãoPreço sobre vendasDividend yieldCapital Circulante LíquidoCusto da DívidaInvestimento sobre DepreciaçãoComposição do EndividamentoCobertura de dívida,. Cobertura de investimentoPrazo de Pagamento a Fornecedores,  Taxa de QueimaPrazo de EstocagemValor Adicionado sobre ReceitaMargem LíquidaGiro do AtivoP/LRSPLEndividamento OnerosoEndividamentoFluxo de Caixa LivreEbitdaMargem OperacionalNIG sobre VendasValor do EmpreendimentoCapitalizaçãoMargem BrutaROI e Liquidez Corrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário