Translate

14 março 2011

Esportes e Cartel

Com a possível exceção dos membros da OPEP, os donos da NFL tem praticamente o negócio fantástico: eles são efetivamente membros de um cartel capaz de limitar a concorrência, aumentar o poder de barganha e manter os custos baixos. Em vez de competir uns contra os outros pelo dinheiro da TV, os donos dividem, reduzindo o risco e garantindo uma receita estável, independentemente de quão bem estão suas equipes. O resultado de tudo isso foi muito bem resumido por Richard Walden, chefe de finanças esportivas do JPMorgan Chase, que afirmou: "Eu nunca vi um time da NFL perder dinheiro."
Então porque é que os proprietários infelizes? Bem, a crise tornou mais difícil aumentar os preços dos ingressos e obter dos estados e dos municípios subsídios para os novos estádios. E os jogadores são as maiores despesas que as equipes possui: eles ficam sessenta por cento de tudo o que a liga obtém acima de um bilhão de dólar. Os proprietários acham que é muito alto e querem que os jogadores aceitem sessenta por cento de todas as receitas acima dois bilhões
As economias modernas têm um mecanismo muito eficaz para decidir se os salários são realmente altos demais: ele é chamado de mercado livre. É assim que os salários da maioria das pessoas estão definidos (...) Mas os donos da NFL nunca gostaram da idéia de um mercado de trabalho livre, que pode custar-lhes mais e também ameaçam o equilíbrio competitivo da liga.
Scrimmage - James Surowiecki - New Yoker - 21 mar 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário