Translate

04 outubro 2010

Risco e seguro

A frente de baixa pressão que provocou inundações na cidade de Görlitz, na fronteira oriental da Alemanha com a Polônia, se desenvolveu no Mediterrâneo, contornou o flanco oriental dos Alpes, dirigiu-se para a Polônia e finalmente fez uma parada em Erzgebirge, ao longo da fronteira entre Alemanha e República Checa. Mas Angelika Wirtz ainda não estava preocupada.

Quando as chuvas tombaram o longo do Rio Neisse, ela começou a ficar mais atenta. Görlitz foi inundada na noite de 7 de agosto, quando as águas do rio subiram quatro metros em três horas. Quando Angelika recebeu a notícia, fez algumas anotações no computador, mas não muito longas - já tinha visto coisa pior.

No fim de semana das inundações em Görlitz, o Paquistão foi assolado por chuvas de dimensões apocalípticas; na Rússia, houve notícias de mais de 800 focos de incêndio; um temporal na Finlândia deixou 70 mil pessoas sem eletricidade; e pelo menos 80 pessoas morreram e centenas estavam desaparecidas devido a deslizamentos de terra na China.

Angelika Wirz colocou todas essas informações no seu computador na manhã de 9 de agosto. Ela está habituada às provações que a vida prepara para os seres humanos. Há 17 anos dirige a chamada “célula de crise” da Munich Re, a maior empresa de resseguros do mundo.

O banco de dados da Munich Re contém informações sobre desastres que já ocorreram e também sobre os que estão começando ou podem ocorrer no futuro. Dados de todos os terremotos e tremores na crosta terrestre, sobre a altura das ondas oceânicas, temperaturas do ar e da água, e sobre a direção e velocidades das correntes. Informações sobre o derretimento das geleiras no Himalaia e nevascas no Ártico e Antártida também estão documentadas.

Os novos conhecimentos nas áreas de nanotecnologia, incineração de lixo, produção de petróleo, construção naval, os avanços no campo médico dos transplantes e da reprodução também estão armazenados nos computadores.

Essa oferta ilimitada de dados, provavelmente sem paralelo em tamanho e profundidade, flui de cada continente para um grupo de prédios ao lado do Jardim Inglês em Munique. A Munich Re é uma seguradora das companhias de seguros. Ela assume os riscos que são grandes demais para gigantes do setor, como a Allianz ou a alemã Gothaer.

Probabilidades. Contando com suas subsidiárias, a empresa tem 47 mil funcionários em todos os continentes, e mais de um quarto da população do mundo, cerca de dois bilhões de pessoas, está indiretamente garantido por meio dela. As decisões tomadas por essas pessoas, os acidentes que elas sofrem, as circunstâncias do seu nascimento e morte, todas essas informações são transmitidas para a Munich Re. O objetivo é encontrar padrões dentro do caos e probabilidade no que é improvável.

Até onde vai o risco de um acidente com um cargueiro no Midland Canal, na Alemanha, provocar um apagão na Itália? Quanto pode custar para assegurar toda a cadeia logística de uma montadora internacional, um total de quatro mil empresas espalhadas por todos os continentes, contra qualquer problema concebível na entrega dos veículos, desde greves até erupções vulcânicas? Esses são os tipos de pergunta que os pesquisadores da Munich Re têm de responder. A tarefa deles é avaliar os riscos o maior cuidado possível, porque o nível de risco vai determinar o quão frequentemente um prejuízo pode ocorrer. E a frequência desses prejuízos, ou pedidos de indenização, é que vai determinar o valor do prêmio a ser pago. Por exemplo, se uma determinada casa tem risco de ser inundada por um rio uma vez por ano, o prêmio do seguro vai corresponder ao valor da casa.


Munich Re, a central de riscos do mundo - Uwe Buse SPIEGEL ONLINE - 4 Out 2010 - O Estado de São Paulo - TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

As previsões dos técnicos da Munich Re nem sempre são acertadas. Interações que não foram levadas em conta, condições que mudaram muito rapidamente ou o impossível se tornou possível são algumas das causas de riscos mal avaliados.

Os atentados de 11 de setembro em Nova York são um bom exemplo. Os matemáticos da Munich Re tinham calculado o custo de um incêndio em dez andares de uma das Torres Gêmeas provocado pelo choque de um avião contra o edifício. Mas parecia impossível que dois aviões com os tanques repletos de gasolina intencionalmente se espatifassem nas duas torres. Calcularam o custo de Nova Orleans ser diretamente atingida por um furacão e estavam cientes também das consequências de uma grande inundação na cidade. Mas não calcularam o custo de um furacão atingindo a cidade e o colapso dos diques ao mesmo tempo.


Nem toda tragédia pode ser prevista - 4 Out 2010 - O Estado de São Paulo

Qual a possibilidade de a histórica Cidade Velha de Colônia ser inundada uma segunda vez no próximo ano? 10%. Ou de San Francisco ser atingida por um terremoto este ano? 1%. E qual seria a possibilidade de a Copa do Mundo na África do Sul ter sido cancelada por causa de um ataque terrorista? Essa probabilidade, segundo estimativas dos analistas de risco da Munich Re, era de 1% também.

Há 130 anos, analistas da companhia colocam a teoria em prática na sede da central de risco global. O trabalho deles é adaptar os modelos dos matemáticos a casos individuais e se manter informados sobre estratégias de segurança, a força dos muros corta-fogo, o desempenho de sistemas de combate a incêndio e a estabilidade de governos nacionais. Eles veem o mundo como uma coleção de riscos e tentam quantificar esses riscos. Usam um método indutivo com base no qual enfocam o desconhecido, o que significa tirar conclusões gerais a partir de incidentes isolados.

Desvios da norma são calculados e levados em conta. No final, depois que tudo foi pesado e medido, aparece o prêmio a ser pago. É assim que os riscos do mundo são dissecados e avaliados na Munich Re. É uma tentativa ambiciosa de oferecer uma rede de proteção para o capitalismo global, usando todas as ferramentas do comércio e sem intervenção do governo.


A complexa matemática dos desastres - 4 Out 2010 - O Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário