Translate

18 setembro 2017

Ensino de Teoria na Pós-graduação

Um artigo de Iudícibus, Beuren e Santos sobre a disciplina de Teoria na pós-graduação no Brasil:

Este estudo objetiva analisar como o ensino da Teoria da Contabilidade ocorre nos Programas de Pós-Graduação de Ciências Contábeis do Brasil. Pesquisa com abordagem qualitativa foi realizada a partir da análise de conteúdo dos planos de ensino de 27 cursos. Os resultados mostram que 30 docentes lecionam a disciplina nos programas analisados. A maior parte deles possui livros publicados em outras áreas, poucos possuem livros no escopo da disciplina analisada. A disciplina é obrigatória para a maioria dos cursos de mestrado, enquanto que nos cursos de doutorado apenas alguns possuem uma disciplina específica, geralmente denominada de Teoria Avançada da Contabilidade. Em relação aos conteúdos, o núcleo fundamental da teoria contábil, princípios, postulados e evolução histórica são discutidos na maioria dos cursos. Em volume pouco considerável, assuntos distintos são disseminados nos cursos, inclusive alguns de outras áreas, por exemplo, governança corporativa, contabilidade ambiental, auditoria, ensino da contabilidade. Em alguns programas predomina a abordagem macroeconômica, com viés positivista. Em relação às referências, destacam-se as obras dos autores Iudícibus, Hendriksen e Van Breda, convergindo com pesquisas realizadas em cursos de graduação. Contudo, outros autores se sobressaem, como Watts e Zimmerman, Kam, Most e Scot, além dos pronunciamentos contábeis.

5 comentários:

  1. Bastante curioso que a contabilidade ambiental seja tratada como um assunto "de outra área".

    ResponderExcluir
  2. Acho que quiseram dizer que era outra área que não a teoria da contabilidade, porque 'auditoria' e 'ensino da contabilidade', por exemplo, ficaram no mesmo balaio ("outra área") da 'contabilidade ambiental' - que não são assuntos para a matéria 'teoria da contabilidade', a meu ver. Por "cursos" entendi como um sinônimo do coletivo de disciplinas de teoria e não como o curso de contabilidade como um todo. Foi o que entendi que eles quiseram dizer. Talvez apenas a escolha da palavra "área" tenha sido infeliz já que causou dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então, auditoria e ensino da contabilidade eu até concordo que não sejam temas afeitos à disciplina, mas contabilidade ambiental é um tema que pode render muitas discussões pertinentes, como sobre o reconhecimento de provisões, por exemplo.

      Excluir