Translate

30 março 2016

IFRS e poder político

Uma querida leitora nos contou pelo twitter que a sua turma de pós-graduação discutiria alguns assuntos trabalhados no blog. Nada mais justo e interessante que pedir uma palhinha pra ela, não é mesmo? Então abaixo segue um texto colaborativo escrito pela Camila Fernanda de Oliveira Coelho. Espero que gostem!


As IFRS e o poder político

Através da indicação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil obteve em 2014 representação e direito a voto no processo de convergência contábil internacional. Este foi o ponto de partida para início do debate criado para a turma do curso de pós-graduação em Auditoria Empresarial no dia 19 de março de 2016. Abordou-se o trabalho de órgãos como IASB e o IFAC, que são considerados importantes no processo de elaboração e aplicação das normas internacionais de contabilidade.

Os principais pontos colocados em discussão para os alunos foram: quais seriam as vantagens de se adotar as IFRS, descobrir se os alunos realmente acreditam que esses organismos são fontes de desenvolvimento dos normativos contábeis ou seriam apenas instrumentos de manutenção do poder político por parte dos países desenvolvidos.

A maioria dos alunos acreditam que os órgãos normativos são importantes, afinal, cada vez mais os países estão interagindo entre si, seja através de investimentos ou em mercados de capitais e então surge a necessidade de informações contábeis padronizadas de confiança e mais úteis aos usuários. Mas as decisões dessas instituições acabam ficando nas mãos dos países mais desenvolvidos pelo grande poder político e econômico que detêm.

A grande maioria apontou que infelizmente fatores políticos acabam sobrepondo as questões técnicas no momento da tomada de decisões destes organismos, porque em países como o Brasil, o poder político se preocupa mais com os próprios interesses do que com as questões normativas que poderiam favorecer as entidades.

Qual é a sua opinião?

4 comentários:

  1. Camila, fiquei muito feliz quando a Isabel comentou sobre a utilização do blog para discussão da sua turma. Acho que tivemos diversas postagens sobre este assunto e o assunto realmente é pertinente.

    ResponderExcluir
  2. César, fiquei surpresa ao me deparar com os materiais que seriam usados na discussão e ter material do blog incluso, achei muito bom. Sou fã do trabalho do blog e fiquei muito feliz em escrever um texto colaborativo. Espero que os leitores gostem, é um tema que merece ainda muitos debates. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma discussão interessante.

    A minha opinião sobre isso (referente a pergunta no final do texto rsrsr) é que essa influência não ocorre apenas no Brasil, nos EUA também temos essa influência, por exemplo na contabilização dos instrumentos financeiros.

    Att;

    Wando Belffi

    ResponderExcluir
  4. Verdade, na resposta foi citado o Brasil como exemplo, mas países que possuem forte influência política também sofrem interferências. Ótima colocação. Abraço.

    ResponderExcluir