Translate

07 novembro 2015

Fato da Semana: Materialidade (45 de 2015)

Fato da Semana: Esta foi uma semana com muitos fatos. Se o leitor observar, nesta semana o blog comentou sobre o escândalo da Valeant , a divulgação de informação confidencial do Vaticano, a nova composição da SEC e as novas normas do CPC . Os dois primeiros realmente não foram fatos da semana (sendo que o segundo provocou muito debate no Face e nos comentários do blog) e os dois últimos talvez não sejam suficientemente relevantes para serem considerado um fato da semana.

A discussão sobre materialidade parece, mesmo, o fato da semana. Um texto de um periódico mostra como não existe convergência em torno deste conceito, as novas normas discutem este assunto e o fato de uma grande empresa estar divulgando um fato de uns poucos milhares de dólares também foi assunto. E uma pesquisa mostrou que a redução das notas explicativas não afetou a qualidade das demonstrações contábeis.


Qual a relevância disto? A discussão é importante por determinar que informação deve chegar ao usuário das demonstrações contábeis. Também é possível discutir sobre a própria solução apresentada pelo Iasb e outros reguladores que consideram que este conceito deve estar associado ao processo decisório do usuário. Mas como saber disto? Não conhecemos quase nada do usuário.

Positivo ou negativo? Positivo.

Desdobramentos - Precisamos discutir mais sobre este assunto. Num mundo com excesso de informação, coibir a produção de informação inútil é muito difícil. Temos ainda muito o que pesquisar.


11 comentários:

  1. Independente de a acusação não ter sido nesta semana, a "descoberta" foi, assim como o conhecimento e indignação da classe portanto acredito que deveria sim ter sido o fato da semana. Não podemos nos calar diante desses absurdos e precisamos destacar o máximo possível. Os contadores tem abaixado muito a cabeça. Chega!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vamos deixar isso cair no esquecimento, acho que é o aspecto mais importante. Não esquecer e cobrar atitudes. Compartilhamos a sua frustração, mas não deixamos o assunto de lado e em breve pretendemos falar mais. Obrigada pelo comentário e continue a se manifestar, a não aceitar maus comportamentos de quem deveria ser o exemplo. Devemos todos tentar melhorar o Brasil da forma como pudermos.

      Excluir
  2. Concordo. Gostaria de ter lido a sua opinião e visão sobre o assunto. Há indignação o suficiente para isso ser muito mais que apenas o fato da semana e ser acrescentado também em fatos do ano. Ele é um professor, influencia e molda mentes. Em si já seria o suficiente para a nossa indignação. Mas não bastou porque ele também tinha que ser presidente dos maiores órgãos contábeis brasileiros e se envolver em esquemas de FRAUDE. Mesmo não envolvendo fraude contábil, não diminui a importância ou nojeira. Se fosse em outra país estariam revendo tudo o que já passou pelo crivo dele, toda licitação que ficou no mesmo ambiente que o filho dele. Mas somos tão invisíveis (ou paspalhos) que não foi fato da semana por não descobrirmos no dia correto. No mês correto. Nem sei como surgiu assim, tão de repente e se eu não tivesse lido aqui no blog nem acreditaria, achara que era bobagem e spam. E a transparência? Não há um pronunciamento, uma explicação. Toda empresa que passa por um escândalo lança logo uma mensagem para investidores. Por que o Conselho Federal de Contabilidade tem o seu Presidente condenado e não emite nada? Não somos nós os exemplos? Ou não deveríamos ser? Se ele roubou, ao menos os órgãos responsáveis, pessoas responsáveis, deveriam ter tomado mais atitudes que apenas varrer para baixo do tapete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em uma postagem sobre o aniversário do blog, comentei como o Pedro e eu somos felizardos por termos a chance de aprender tanto com o professor César e que o blog faz ainda que isso seja universal, que todos possam aprender com um profissional tão experiente e criativo. As postagens sobre o curso de contabilidade básica receberam vários elogios e mostrou algo que já sabíamos: a forma como o professor César escreve é fascinante. Ele tem umas sacadas que eu nunca teria, então eu entendo bem a expectativa de ter lido o que ele teria a falar sobre o assunto, mas por enquanto só temos aqueles processos. Vamos tentar conversar com algumas pessoas, o CFC é em nossa cidade. Não estamos escondendo a sujeira debaixo do tapete. No momento estamos tentando focar as eleições do CRC e em seguida partiremos para o assunto do José Martonio. Acho interessante a manifestação que está ocorrendo e espero que todos continuem com essa cobrança de comportamentos éticos e justos. Se quiser nos sugerir pautas, não deixe de enviar para blogcontabilidadefinanceira@gmail.com Agradecemos o comentário e a paixão. Debates sempre nos deixam animados e é gratificante ver que as nossas publicações tem boa repercussão. Agradecemos não só a todos que comentaram aqui, como também a quem divulgou as postagens nas mídias sociais.

      Excluir
  3. Não duvido se sair uma nota do CFC de apoio ao malfadado presidente ladrão. Esse é nosso país, onde o errado é o certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenesmo, não acredito que isso aconteça. Salvo engano, a partir do momento em que há a condenação, ele perde os direitos políticos e o cargo. Após as eleições do CRC, procuraremos saber mais sobre isso.

      Excluir
  4. Eu fiquei abismada quando descobri e comentamos repetidamente isso no Facebook: como demoramos tanto para descobrir. Senti-me uma péssima contadora e cidadã, constatação que também compartilhei no Facebook. Percebi que, na verdade, muita gente já sabia, mas apenas não havia sido publicado em jornais ou em um blog, por exemplo. É indignante, mas não é um fato da semana (nem do mês) mesmo que estejamos indignados. Aqui no blog tentamos ser imparciais, especialmente em uma seção tal qual a do Fato da Semana, que acho a postagem mais difícil de ser feita. É muita responsabilidade escolher apenas um evento e o que mais pesou nesta semana, para a equipe do blog, foi a questão sobre a materialidade na contabilidade. Nisso não acho que erramos até porque, quanto ao presidente do CFC e o que aconteceu depois da condenação, nada sabemos e temos a intenção de descobrir e publicar fatos embasados. Me falaram que a Maria Clara, que é a única presidente mulher do CFC, fato que me deixaria orgulhosa, também está atolada nessa bagunça e em outras tantas, além de ser a atual esposa do José Martonio. Mas não achamos nada para provar. Pode até ser verdade, mas precisamos conversar com algumas pessoas, pesquisar arquivos, encontrar provas e não apenas dissertar sobre o processo já encerrado, sobre casamentos e mais outras tantas coisas. Agradecemos muito o comentário, ficamos empolgados quando há debates aqui. A repercussão do fato nos deixou satisfeitos e acreditamos que será possível sim fazer a diferença se a consciência política de todos nós continuar afiada.

    ResponderExcluir
  5. Eu parabenizo o trabalho de vocês porque a página é ampla, cobre muitas coisas e faz a contabilidade importar. É um trabalho continuo, gratuito, voluntário, bem feito. Vocês estão é de parabéns por tudo e continuem a opinar e ver os desdobramentos da fraude do CFC sem desvirtuar o blog de vocês sem virar fonte so de escandalo. perfeito.

    ResponderExcluir
  6. Olha só. Na ausência de uma mídia informativa sobre fatos relacionados a questões contábeis, com um conselho de profissão corrupto, o qual deveria ser um canal de informação confiável, esse blog supre essa falta de informação. Creio eu, com imparcialidade. Acho que como canal de comunicação, considero que deve sim apresentar fatos relacionados a profissão contábil que não seja apenas "débito" e "crédito". Ou seja, tentar formar contadores com alguma massa crítica. Ou seja, pessoas que pensem e tirem suas próprias conclusões. Não fique no deixa prá lá, vai ser fofoca. Cara. Só esta noticiando um fato, o que aconteceu... não está inventando, isso não é "tititi". Isso não é um desvirtuamento, apenas uma "fato" que aconteceu, relacionado a profissão contábil. Por causa do deixa prá lá que o Brasil está ladeira a baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenesmo, obrigada pelos comentários e pelo apoio. Estamos tentando saber mais, mas com as eleições desta semana está impossível. =/ Não vamos desistir! Ainda mais com leitores como você confiando na gente e nos acompanhando. Obrigada =)

      Excluir