Translate

24 setembro 2015

Ensino

É fácil pensar em alunos como um grupo (minha classe das 09:00 ou minha classe das 10:30) e não como indivíduos. Muitas vezes descrevemos esses grupos de forma negativa. Eles são irritantes. Eles são preguiçosos. Eles são frustrantes. Eles não conseguem pensar. Eles não conseguem se preparar. Mas os alunos são indivíduos únicos, com suas próprias esperanças, sonhos, fraquezas e aspirações. Não é importante para eu gostar dos meus alunos, mas é importante para mim se preocupar com eles. Ande em sua próxima aula e olhe para os seus alunos como seres humanos distintos. Eles não fazem parte dos móveis. Eles são as pessoas. Não desperdice tanto tempo em julgá-los. Basta perceber que eles são humanos e, se eles sabem disso ou não, eles precisam de sua ajuda como seu professor. Como Madre Teresa de Calcutá disse: "se você julgar as pessoas, você não tem tempo para amá-los."
Joe Hoyle

Tenho escutado muito dos meus colegas que a qualidade dos alunos caiu nos últimos anos. Penso comigo que não é isto: suas habilidades e prioridades mudaram, pois o mundo mudou. Mesmo com um monte de tarefas que assumi neste semestre na administração da minha universidade, mantive uma disciplina na graduação. Eu preciso deste contato com o jovem aluno de graduação. Preciso saber que o que aprendi até hoje pode fazer diferença para o aluno da UnB. O que Hoyle propõe é muito difícil.

Um comentário:

  1. Excelente trecho e comentário pertinente. Somos seus alunos no blog e percebemos o seu cuidado e preocupação. Voce é um outlier. Dizem que os tempos antigos sempre serão melhores, é mais fácil reclamar assim.
    Vale lembrar que não são só os professores, alunos também se sentem desmotivados por considerarem o professor um robô que entra, ensina a matéria do dia com o power point e a lousa, vai embora e sequer sabe o nome de alguém. Alguns parecem ter medo dos alunos e de perguntas em potencial, outros aparentam estar só esperando pela aposentadoria ou ainda que lecionam por pura e simplementação obrigação. Mesmo em universidades renomadas e bem colocadas em ranking postados aqui, não é fácil encontrar bons professores (tanto tecnicamente quanto comportamentalmente). Alunos e professores precisam rever suas atitudes. Não é possível isolar um culpado. O mérito vai para quem continua tentando fazer a diferença.

    ResponderExcluir