Translate

07 outubro 2014

Colaboração em Pesquisa





Quando um pesquisador vai fazer uma pesquisa, como ele escolhe o seu colaborador? Esta decisão não está baseada somente na competência do cientista, mas em variáveis que aproximam das escolhas que fazemos na nossa vida diária. Geralmente fazemos amizades com pessoas que possuem algum tipo de afinidade conosco. Esta afinidade inclui idade, gênero, time de futebol, origem e muitas outras variáveis. Uma dessas variáveis é a etnia.

Para demonstrar que isto ocorre na ciência, Wei Huang, da Universidade de Harvard, estudou mais de 2,5 milhões de artigos científicos escritos entre 1985 a 2008. Destes artigos, Huang utilizou somente aqueles que tinham mais de um autor. Usando um software que conseguia separar os nomes conforme sua procedência, Huang verificou se a etnia exercia alguma influencia nas “escolhas” acadêmicas. O leitor irá perceber que Huang é um nome de origem oriental, mais especificamente chinesa. O software indicava que Silva era de etnia portuguesa, Escobar espanhola e assim por diante.

Huang encontrou que os pesquisadores chineses tendem a fazer pesquisa com outros pesquisadores chineses. Ou seja, a etnia tem um papel muito forte na escolha do colaborador numa pesquisa acadêmica. Assim, um autor tende a escolher um pesquisador que possua características que lhe são próximas, o que denominamos de hemofilia.

O resultado da pesquisa de Huang é mais interessante quando ele analisa o impacto do periódico onde a pesquisa é publicada. Artigos escritos entre pesquisadores da mesma origem  tendem a ser publicados em periódicos de menor fator de impacto. Outra descoberta importante de Huang é que os pesquisadores que previamente eram pouco produtivos tendiam a escrever artigos com pessoas da mesma etnia.

Leia Mais: HUANG, Wei. Collaborating with People Like Me. Iza Discussion Paper 8432, agu 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário