Translate

05 abril 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: A grande marca alcançada pela empresa OGX, hoje OGPar, ao divulgar suas demonstrações contábeis nesta semana. A empresa obteve o maior prejuízo da história empresarial brasileira. Parte deste resultado deveu-se as “baixas” contábeis de investimentos ruins realizados no passado.

Qual a Relevância disto? O recorde, por si só, já seria suficiente para colocar a empresa na história. Mas algumas questões são interessantes da parte contábil: qual a razão para que o teste de imparidade não tenha sido realizado – com todos os seus efeitos – antes?;a empresa é viável?; o que fazer com os auditores e seus pareceres?; entre outros aspectos.

O interessante ainda é que os gestores da empresa estão propondo um aumento de 50% na remuneração dos gestores e conselheiros.

Positivo ou negativo? Para contabilidade é negativo. O teste de recuperabilidade deveria representar a amortização no momento do reconhecimento da inviabilidade do investimento. Todos sabiam disto, menos a contabilidade...


Desdobramentos: Como a empresa “limpou” o balanço, nos próximos meses terá mais condições de apresentar resultado positivo. Se obtiver fôlego dos investidores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário