Translate

04 abril 2014

Como estudar Contabilidade Financeira

Recebi a seguinte mensagem do leitor Pedro Silva

Tenho lido recentemente seu blog de Contabilidade Financeira e decidi fazer esta pergunta que penso que seja interessante e atrativo para os leitores que chegam pela primeira vez: como estudar contabilidade financeira se você for um aluno universitário? Quais são os métodos e meios mais eficazes?

É muito difícil de responder a esta pergunta. Já li muitas obras, com diversas abordagens. Numa delas, o autor ensina contabilidade a partir da venda de limonada por um grupo de crianças. Isto ajuda a ter uma ideia sobre a criatividade de alguns autores.

Baseado nestas leituras, na evolução da tecnologia e na minha experiência a minha resposta é: depende. Se seu interesse de estudo é como usuário, sendo você um aluno do curso de administração, por exemplo, não vejo motivos para perder muito tempo com o fechamento de um balanço ou lançamentos de eventos contábeis. O principal método é observar o resultado produzido pela contabilidade, ou seja, as demonstrações contábeis. É bem verdade que é importante conhecer como se chega a um balanço, tendo uma noção do débito e crédito. Mas o restante deixe com o contador (e o computador). Neste tipo de interesse, é muito mais relevante a apresentação dos índices de análise de balanço, por exemplo, do que o ajuste de um seguro antecipado.

Se você é um aluno de contabilidade o entendimento do método e fechamento do balanço ainda é importante. Mas neste caso o método mais eficaz é começar do final. Ou seja, estudando as demonstrações contábeis e entendendo para sua utilidade. Além disto, o estudo do usuário e alguns conceitos básicos são relevantes. Depois disto, a escrituração, incluindo ajustes. O estudo deveria concluir com o uso da análise, que na verdade deveria acompanhar todo o processo. Assim, para o melhor aprendizado, é importante que a cada passo exista um vinculo com o uso para decisão. Esta é o método dos livros estrangeiros mais recentes. Mas infelizmente não tem sido esta a abordagem utilizada pelos professores e autores no nosso país.

Por acreditar neste método é que escrevi, em parceria com o professor Tristão, o livro de Contabilidade Básica. Atualmente terminei de revisar um livro de contabilidade geral para o curso de Administração Pública do PNAP. E estou juntamente com a professora Fernanda, terminando um livro de contabilidade básica, que esperamos publicar brevemente.

Atualização: O livro foi publicado e você pode, ainda, acompanhar algumas postagens neste link.

2 comentários:

  1. Professor César, muito boa a abordagem variando pelos diversos enfoques. A postagem clareou alguns pensamentos meus e com certeza de alguns colegas também. E quanto ao método vinculado a "decisão" creio que daria uma boa pesquisa com os autores brasileiros! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, eu queria saber, oque faz, uma pessoa saber que oque ela quer fazer, é ciências contábeis... abraços!

    ResponderExcluir