Translate

31 dezembro 2012

2012: Fraudes




Apesar de os escândalos contábeis serem casos extremos por natureza – geralmente envolvem contabilidade criativa e fraude (como ressaltado por Michael Jones) – não faltaram burburinhos de desordens financeiras neste ano que se finda. Particularmente achei impressionante a quantidade de “fraudes do café”: Companhia Iguaçu de Café Solúvel, Café Pilão, Green Mountain Coffee. Para os ‘alimentos em geral’ não ficarem de fora, a rede Walmart foi acusada de prática de suborno no México, China, Índia e Brasil. Ninguém se sente excluído por aqui.

O escândalo do Banco BVA revelou um caso de conflito de interesses na Austing Ratings. No setor financeiro, houve ainda problemas com: Barclays, Cruzeiro do Sul, HSBC, JP Morgan, Schahim, Standard Chartered.


A Groupon já adentrou o ano com problemas, assim como a Olympus, cujas confusões surgiram em 2011 e, em setembro de 2012, se iniciaram os julgamentos. Não esqueçam a HP com as repercussões de seus conflitos nas Big Four e no papel da auditoria. Ainda, no terceiro trimestre, relatórios da PWC demonstraram que problemas na Sony eram tão expressivos que não havia competência o suficiente para a emissão de parecer. A empresa Yahoo chegou ao cúmulo de ser presidida por Scott Thompson, que enviou à SEC informações falsas sobre seu currículo acadêmico (incluindo a formação em contabilidade – aparentemente a única verdadeira). Sim, ele já está novamente empregado como CEO da ShopRunner.

E não esqueçamos a estrela brasileira nas manchetes deste ano: Petrobras.

Aguardemos o que 2013 nos trará. E quando se houver fraude, que a culpa não seja do mordomo ou do contador. De todo modo, estaremos atentos para reportar em detalhes cada um dos casos.


2 comentários:

  1. Vou salvar esta postagem nos favoritos pois quero reler atentamente. Obrigado pelo cuidado e organização. Esse blog tem me ensinado muito sobre a contabilidade. Me formei faz tempo e seria difícil me atualizar de tudo sem vcs. Fico insistindo para as pessoas lerem mas algumas não se dão mais ao trabalho sequer de saber o que ocorre atualmente na profissão que escolheram. Vou imprimir cópias desta postagem e sair distribuindo no fim do recesso para ver se finalmente entendem o que eu tenho dito. Vocês desenharam e resumiram. As pessoas não querem mais que isso. Certo? Infelizmente querem. mas continuem persistindo pois vocês têm tudo o necessário para virarem estrelas. E não deixem a banda se separar. Que 2013 traga união, conhecicmento, força, criatividade. Além de amor, saúde, prosperidade...
    Abs,
    Dimas

    ResponderExcluir