Translate

02 setembro 2012

Horas de sono por noite

Sim. Eu preciso de oito horas (ou nove) de sono por noite. E você?

Somos frequentemente aconselhados a dormir cedo, e profundamente por oito horas para que tenhamos boa saúde. Entretanto, segundo o medicalxpress é um mito acreditar que cada um deve dormir as tais oito horas seguidas por noite.

“O período do sono é composto por ciclos de 90 minutos. Acordar entre esses ciclos é parte normal do padrão de sono e se torna mais comum a medida que envelhecemos. É hora de esclarecer o mito do sono contínuo e esperançosamente aliviar um pouco da ansiedade que vem ao ficar acordado no meio da noite” .

Então quais são as alternativas ao sono contínuo?

Siesta

Uma a duas horas de sono no início da tarde, seguido por um período mais longo de cinco a seis horas a noite. Tal como os mamíferos e pássaros, os seres humanos tendem a estar mais alertas no fim da tarde e ao anoitecer, e menos ativos no meio da tarde.

“Nossa tendência à siesta, ou queda de atenção após o almoço continuamente ocorrem naqueles que não tiram cochilos à tarde. Isso tem menos a ver com o exagero na hora do almoço e mais a ver com os ciclos circadianos, que controlam nosso relógio biológico, a produção de hormônios, a temperatura e a função digestiva durante um período de 24 horas”.

Sono bifásico

Esse padrão consiste em um sono inicial de quatro horas e meia, em seguida passa-se uma a duas horas acordado, para adormecer novamente por mais três horas. Isso corresponde a três ciclos de sono mais dois ciclos de sono de 90 minutos, com o intervalo de uma hora.

Não consegue dormir? Não se preocupe.

Hoje em dia a gente espera passar pouco tempo acordado na cama, desmaiando logo que nos deitamos e despertando apenas quando o despertador toca. Esse mito faz com que fiquemos preocupados se nos encontramos acordados no meio da noite. Essa preocupação pode levar, gradualmente, à insônia.

Os seres humanos podem dormir em cronogramas diferentes, com pouca diferença na competência desperta. Pesquisadores do sono por todo o mundo experimentaram um número de diferentes cronogramas de sono: dormir por 20 minutos a cada hora; dormir uma hora a cada três horas; dormir por dez horas a cada 28 horas. Os participantes sobrevivem facilmente em todos esses cronogramas apesar da inaplicabilidade no nosso mundo 24-horas.

A melhor qualidade de sono é obtida durante a nossa fase circadiana baixa – quando a temperatura corporal e a taxa metabólica estão mais baixas. Para a maioria das pessoas, isso ocorre tarde da noite. Mas assim como outras espécies, os humanos podem ser adormecidos oportunistas e satisfazer a necessidade de sono quando tiver a oportunidade (não deixe seu orientador saber disso).

Não há dúvidas que o mito de dormir profundamente por oito horas seguidas é uma imposição cultural recente. E embora satisfaça nosso estilo de vida moderno, tem as suas desvantagens. O maior impacto negativo é o poder de tornar pessoas comm boa qualidade de sono – mas que experimentaram o acordar normal durante a noite, em insones.

Um comentário:

  1. Assumo meu amor por dormir. Preciso de pelo menos 8 horas por dia (às vezes até 10!) No entanto, há momentos na vida em que precisamos de mais tempo para resolver tudo. Quando eu estava no Mestrado, dormia cerca de 4 a 5 horas, ou até menos. Tinha um colega que dizia "Em tempos de guerra, o sono é nosso inimigo" Concordo - há tempos e tempos para curtirmos o sono dos justos.

    ResponderExcluir