Translate

29 abril 2012

Correlação

O gráfico mostra a evolução histórica da correlação entre o mercado brasileiro (medido pelo Ibovespa) e o mercado dos Estados Unidos (Dow Jones) no período de 2001 até os dias de hoje. Cada ponto do gráfico corresponde a um dia de negociação nestes mercados. Para cada ponto foi calculada a correlação dos retornos dos mercados, usando os dados acumulados anuais. (a título de ilustração: no dia 25 de abril de 2005 calculou-se a correlação dos mercados entre 26 de abril de 2004 a 25 de abril de 2005)

Observe que em setembro de 2001 a correlação entre os mercados reduziu, voltando a aumentar logo após. Até meados de 2006 a correlação entre os dois mercados estava em torno de 0,4. Após este período a correlação sobe de patamar, sendo normal ultrapassa a 0,7. A crise de 2008 teve seus efeitos, reduzindo a correlação para valores abaixo de 0,6.

Isto significa dizer que os mercados possuem cada vez mais reações próximas. Para o investidor estrangeiro, o ganho de diversificação por investir no mercado brasileiro é cada vez menor no tempo. Para o investidor brasileiro, o comportamento do mercado está cada vez mais atrelado ao que ocorre no exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário