Translate

25 junho 2011

Índia x Full IFRS

Por Pedro Correia


O IASB está preocupado com a não aceitação plena das IFRS na Índia.Em maio deste ano, esse órgão fez um apelo para que o governo indiano adote as IFRS de forma plena.A transição para as normas internacionais tem sido contestado por grande parte das empresas indianas.Elas temem que os resultados e o reconhecimento da receita, nas indústrias, sejam alterados de forma significativa .Isso obrigou o o governo a realizar uma série de alteraçãos nas IFRS, através da Ind-AS, a versão indiana das IFRS.O IASB considera que essas mudanças não estão em conformidade com as IFRS. Em fevereiro deste ano, o governo adiou a convergência das Ind-AS com as normas internacionais, devido ao lobby e pressão das empresas.

Recentemente, o governo indiano anunciou que irá realizar novas mudanças no Ind-AS. No entanto, essas alterações vão demorar a ocorrer, pois o governo irá aguardar as sugestões de mudanças às IFRS realizadas pelos países desenvolvidos(EUA e Japão).Segundo Doplhy d'souza, a mudança para Ind-AS é como se fosse uma mudança para um outro Indian GAAP e não irá acrescentar nada.Ele afirma que: "Ou a Índia aceita as IFRS de forma plena ou continua com o Indian GAAP".Não obstante, outros contadores sugerem que as mudanças no Ind-AS são vitais para uma suave transição para as IFRS.

Esta frase do ministro das relações institucionais indiano,D.K Mittal, mostra como está o ânimo para a adoção plena das IFRS:

"We have to see how IFRS will meet our requirements. Our markets are different, our standards are different"

Este imbróglio para a adoção plena das IFRS na Índia é um grande desafio para o IASB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário