Translate

01 outubro 2008

Livros de Auditoria

Amilton Paulino Silva fez uma pesquisa interessante (A Percepção dos Profissionais de Auditoria quanto ao Ensino de Auditoria Contábil nos Cursos de Graduação em Ciências Contábeis do Brasil), comparando o profissional de auditoria e o professor da disciplina. Entre os aspectos pesquisados por Amilton destaco questões como semestre que a disciplina deve ser ministrada, pré-requisitos, carga horária, conteúdo, titulação dos docentes e experiência profissional necessária. Amilton mostra que existem divergências importantes entre o professor e o profissional, indicando que as instituições de ensino não conseguem ter a mesma percepção do profissional da área.

Do trabalho de Amilton retirei as informações que constam das duas figuras a seguir. Na primeira, os respondentes indicaram os livros usados como bibliografia na disciplina. O resultado mostra Attie, Marcelo Cavalcante Almeida e Franco/Marra nas três primeiras posições, sendo que Almeida é mais adotado como básica.



A outra figura mostra a bibliografia recomendada. Novamente os três autores se destacam, com uma inversão na primeira posição.

Um comentário:

  1. Muito interessante a pesquisa e ela nos faz refletir sobre a baixa produção literária na área, pois a bibliografia permanece a mesma, pelo menos, há 12 anos.
    Att,
    Eric

    ResponderExcluir