Translate

03 junho 2019

Beta da Embraer

O gráfico mostra a evolução do beta da Embraer. O de cima, com os valores de final de ano. A empresa tinha um beta positivo em 2014 e em meados de 2016 este beta torna-se negativo. Os valores continuam negativos desde então.

O beta é uma medida de risco de uma empresa. Em geral o beta está próximo de 1 e somente em alguns poucos casos assume valores negativos. E este é o caso da Embraer. O valor negativo significa que a empresa está seguindo a direção contrária do mercado: se o mercado cai, o preço das ações da empresa sobe e vice-versa.

O valor foi obtido a partir da base de dados da Economática. O cálculo foi feito segundo o default da base de dados. É importante notar que valores de beta são controversos, pois pequenas variações metodológicas podem resultado em mudanças substanciais no resultado. Há também uma extensa lista de referências sobre o beta e a qualidade que esta medida traz (vide, por exemplo, GRINOLD, Richard C. Is beta dead again?. Financial Analysts Journal, v. 49, n. 4, p. 28-34, 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário