Translate

25 setembro 2017

Risco e Retorno

A relação entre risco e retorno talvez a regra mais importante da teoria de finanças. Assim, quanto maior o risco, maior o retorno esperado. Quando nós usamos os dados dos últimos anos do mercado brasileiro esta regra parece não funcionar. Considerando um investidor que no passado estivesse na dúvida onde aplicar seus recursos, se no mercado acionário ou num título público, a decisão parecia ser deste tipo: se escolhe o mercado de ações optaria pelo maior risco e retorno; escolhendo o título público seria mais conservador, com menor retorno, mas menor risco.

Usando os dados dos últimos anos, entretanto, isto não seria correto. Escolhendo o mercado acionário, o investidor, além de assumir maior risco, teria menor retorno. Usando os dados mensais da Selic e do retorno do mercado acionário, obtidos no site do Banco Central, podemos comprovar isto. De janeiro de 2012 até julho de 2017 a diferença ainda foi maior para a Selic: 0,92% versus 0,33%. A diferença será sempre a maior para o título público, usando os últimos dez anos ou desde 2001. A exceção: a partir de 2016 esta situação inverte: nos últimos 18 meses o mercado acionário teve um desempenho melhor que o título público.

2 comentários:

  1. Professor, a comparação com o IBOV normalmente mostra que a Selic tem sido melhor por dois motivos: 1) nós temos um grande histórico de taxas de juros muito altas que prejudicam o desempenho da bolsa (agora estamos vendo taxas baixas e espero que continue assim); e 2) o IBOV tem todo tipo de coisa (boa e ruim), porém não contém todas as boas oportunidades - nem mesmo as melhores oportunidades.

    Se escolhermos empresas com bons fundamentos, podemos ganhar da Selic no médio prazo.

    Só em escolher empresas que pagam algum dividendo e têm lucro, eu mostrei lá no Contabilidade & Métodos Quantitativos que era possível ganhar da renda fixa: http://contabilidademq.blogspot.com.br/2017/09/vale-pena-investir-em-acoes-comparativo.html

    O post repercutiu até no Infomoney: http://www.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/6972026/olho-dividendo-extraordinario-analista-aponta-uma-acao-que-pode-subir

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Entendo seu pensamento, mas a postagem não tinha por finalidade dizer que é possível ganhar da Selic. Fazia uma comparação entre o desempenho do principal índice do mercado acionário e a Selic. Observe que muitos fundos tentam acompanhar o desempenho do Ibovespa; assim, a comparação mais adequada continua sendo com o índice.

    ResponderExcluir