Translate

14 setembro 2017

Que vença o melhor

Em geral as competições esportivas possuem dois formatos. O campeonato, onde cada time ou esportista compete com outro. Ao final de uma série de confrontos, aquele que conquistar maior número de vitórias ou maior número de pontos é considerado o vencedor. Um exemplo do campeonato é o de futebol. A grande desvantagem do campeonato é o número de confrontos. Para declarar um campeão brasileiro de futebol são necessárias 38 partidas para cada time, ao longo de muitos meses.

Uma segunda forma de competição é através de um esquema conhecido como “mata-mata”. São sorteados os confrontos e o vencedor leva tudo. Uma competição de tênis geralmente possui este formato. Sua vantagem é a redução do número de jogos para apontar o vencedor. Em Wimbledon são 128 competidores, mas somente seis rodadas para chegar ao campeão.

(Também existem as competições mistas, com parte no formato de campeonato e parte de copa. É o caso da "Copa" do Mundo, onde a primeira fase tem o estilo de campeonato, já que em cada grupo, todos jogam contra todos)

A rapidez com que o formato de mata-mata aponta o campeão parece possuir uma grande desvantagem: a possibilidade de competidor de pior nível ganhar o torneio. No tênis masculino isto parece não ocorrer com muita frequência, já que os torneios, nos últimos anos, foram dominados por Nadal-Federer-Djoko-Murray. Mas isto não ocorre no feminino, onde existe um revezamento nas conquistas. Em alguns esportes, onde se têm um sistema de ranqueamento, é possível afirmar com certeza que um jogador ou um time é pior do que outro. Isto ocorre no tênis: quando Federer perde para Belucci, por exemplo, sabemos que é uma zebra, já que Federer é um dos melhores do mundo e Belucci não está entre os Top 20.

Esta ocorrendo agora na Georgia um torneio de xadrez no estilo Copa. Cento e vinte e oito jogadores começaram a disputar o troféu e a possibilidade de participar da disputa para ser o desafiante do atual campeão do mundo. O xadrez é um esporte onde é possível saber com bastante precisão que um jogador com um ranking de 2830 não deve perder para outro com um ranking de 2700. Mas o que a Copa do Mundo de Xadrez mostra é que o formato de mata-mata é injusto e talvez não selecione o melhor jogador. Veja a figura a seguir. Trata-se do ranking dos melhores jogadores do mundo. Como as regras do ranking são de conhecimento de todos, é possível saber a influencia na pontuação de um jogo que acabou de ser realizado. Este ranking foi obtido na quarta, de noite, já com os resultados da rodada da Copa do Mundo. Dos 27 melhores jogadores do mundo, somente 5 não perderam pontos no ranking. Ou seja, 22 jogadores tiveram um desempenho abaixo do esperado para sua pontuação.
Na verdade este resultado é pior. Dos cinco que não perderam pontos, dois não estão jogando a Copa do Mundo. Assim, de 25 jogadores entre os melhores do mundo, somente 3 (ou 12%) estão fazendo a sua parte. O primeiro do ranking fez quatro jogos nas duas primeiras rodadas e obteve quatro vitórias; na etapa seguinte, contra um jogador de 2700 de ranking, Carlsen perdeu o primeiro jogo e empatou o segundo. No total saiu do torneio com 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. E menos 1 ponto no ranking.

Este resultado é interessante já que o xadrez permite que uma partida tenha as vezes mais de seis horas de duração e os jogadores são vistos como nerds, frios e calculistas. Não são, como pode ser provado pelo desempenho dos melhores entre os melhores. Alguns deles, como Anand, que perdeu 11 pontos, participam de torneios deste tipo há anos.

Saindo um pouco da situação atual, a desvantagem do formato "mata-mata" é evidente se você olhar a lista dos campeões mundiais de xadrez. É possível perceber a presença de Khalifman, Ponomariov e Kazimdzhanov. Os três não estão/estavam entre os grandes jogadores de todos os tempos, mas venceram uma Copa, num momento que o campeão era definido por este sistema. O primeiro era número 44 do mundo quando se sagrou campeão; Ponomariov era sétimo e Kazim era número 54. (fonte: aqui).

Quando uma disputa esportiva tiver o formato de Copa, talvez não seja possível dizer: “que vença o melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário