Translate

16 abril 2016

Fato da Semana: Crime Contábil

Fato: Crime Contábil

Data: Mês de abril de 2016

Fonte: Livros de história

Precedentes

02/12/2015 - A Câmara abre processo de impedimento contra a presidente da república
17/mar/16 - Câmara escolha a comissão para analisar o pedido. Quase um mês depois, o pedido é aprovado.
14/abr/16 - O Supremo mantém o processo e no dia seguinte a Câmara começa o processo.

Notícia boa para contabilidade?
Independente do resultado do processo, que finalizará no domingo, é inegável que está em julgamento um crime contábil. O TCU sugeriu num parecer a recusa das contas e deixou claro que a Lei de Responsabilidade Fiscal, com forte fundo contábil, não foi respeitada. Além disso, denúncias sobre corrupção nas empresas estatais, má gestão da administração pública e outros fatores fortaleceram o pedido. Mas estamos diante de um "mero" crime contábil.

Desdobramentos
Quem ganhar terá uma gestão da máquina pública muito difícil. Comenta-se no calote de salários, na revisão de algumas políticas públicas já consagradas, necessidade de sustentação da administração, entre outras tarefas. Não será nada fácil a vida do brasileiro nos próximos meses. Mas quem sabe os governantes possam temer (sem trocadilhos) mais os crimes contábeis.

Mas a semana só teve isto?
Geralmente evitamos politizar o blog, respeitando as escolhas do leitor. Mas este foi o fato da semana. E quanto mais observamos o que está sendo discutido, mais clara é a visão de que estamos diante, também, de um fato contábil.

Um comentário:

  1. Foi uma excelente análise com ótimos comentários no Facebook e instagram. Parabéns.

    ResponderExcluir