Translate

08 novembro 2015

Entrevista: Chapa 2 CRC Ceará

Francisco Coutinho - Chapa 2 CRCCE
Blog_CF: Nos dias 17 e 18 de novembro haverá eleição para renovação de um terço do Plenário. O que isso significa?
COUTINHO: A eleição de 17 e 18 de novembro de 2015, dependendo dos profissionais da área contábil, poderá ser histórica, ou seja, pela primeira vez uma na renovação de um terço dos conselheiros efetivos da chapa de oposição eleita mudará todo o conselho diretor, inclusive a presidência.

Blog_CF: Quando falamos em Conselho Regional, a primeira coisa que vem a mente de um contador é a anuidade do Conselho. Como esse dinheiro é distribuído entre as regiões do Brasil? Onde é possível encontrar prestações de contas à sociedade?
COUTINHO: Dos valores recebidos pelos conselhos regionais de contabilidade, um percentual será destinado ao Conselho Federal de Contabilidade – CFC e o saldo remanescente é destinado as despesas de cada regional. A prestação de conta pode ser acompanhada através do portal da transparência.

Blog_CF: Uma reclamação constante é que não há acesso a informações a não ser que o interessado se dirija até um CRC ou uma delegacia. Todavia, atualmente espera-se uma maior presença online para a resolução de problemas, seja por meio de chats, e-mails ou enriquecendo as informações nas páginas de cada órgão. Qual a sua opinião sobre isso?
COUTINHO: Uma das nossas propostas é dar mais transparência às prestações de contas do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará para que se possa acompanhar de perto como é investido o valor das anuidades.

Blog_CF: Há um site próprio para as eleições e é nele, inclusive, que os contadores vão utilizar nos dias 17 e 18 de novembro. Eu entrei no site e quando procurei as chapas do Distrito Federal caí em uma página “ainda em construção” (que persistiu até o dia sete de novembro). Quando vamos a “perguntas frequentes” no site das eleições, está escrito: “No endereço eletrônico acima estarão disponíveis, também, as chapas concorrentes ao pleito, os regulamentos que regem o pleito, o calendário eleitoral, texto contendo as dúvidas frequentes e suas respostas, bem como a página ‘Fale Conosco’, na qual constam o telefone da central de atendimento e o web chat, disponíveis 20 dias antes das eleições, das 8h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira. Após as 18h as solicitações serão enviadas para uma caixa postal – e-mail e respondidas pela equipe de atendimento. Durante o período de votação, o atendimento será ininterrupto.” Todavia não consegui descobrir as Chapas que estão concorrendo pelo meu voto. No site de diversos Conselhos Regionais é como se não estivéssemos em período eleitoral, no site do CFC, deveríamos ser direcionados a um link que apresenta erro. Há um aparente descaso as eleições e aos eleitores. Qual a importância que o Conselho Federal de Contabilidade dá a tudo isso? Qual a influência que cada Conselho Regional tem, neste momento? O que a sua Chapa fez para informar melhor o seu público? Em quais plataformas a sua Chapa está presente e qual a interatividade com o público?
COUTINHO: Na verdade o Conselho Federal de Contabilidade juntamente com os regionais no período de eleição tem como função a regulamentação e acompanhamento da operacionalização do processo eleitoral. Para informar os eleitores sobre as propostas de nossa chapa, procuramos ter um contato mais próximo deles, para isso criamos uma página de divulgação no Facebook (crccedetodos), também estamos presentes no instagram (crcdetodos) e criamos um site (www.crcdetodos.com) onde são divulgadas propostas e informações de interesse geral para a área contábil e, principalmente, promovemos o debate e discussão das propostas por meio de grupos no whatsapp. Além da utilização das mídias digitais, estamos trabalhando com a visitação às delegacias em todo o Estado, procurando ouvir os anseios da categoria.

Blog_CF: A internet possui uma importância inquestionável. Qual o plano da sua chapa para que o site do seu Conselho Regional esteja mais atualizado? Como o público pode ajudar e participar?
COUTINHO: Na verdade como já havia falado, nossa chapa 2 tem uma página no facebook (crccedetodos) e no instagram (crcdetodos) onde tem todas as informações do movimento da nossa campanha, e temos também o site: crcdetodos.com, onde os profissionais de contabilidade podem conhecer todas as nossas propostas e os candidatos através de breves currículos. O site do Conselho Regional precisa ser repaginado, mais interativo e com mais informações para o contabilista. O portal da transparência deve ser mais claro e mais didático para o entendimento dos gastos da entidade. A informação tem que ser rápida, clara e eficiente. 

Blog_CF: De tudo o que a sua chapa propõe e acredita, qual o item de mais fácil e rápida aplicação?
COUTINHO: Nossas propostas têm como base a valorização da profissão do contador através da formação continuada e o combate ao exercício irregular da profissão com fiscalização eficiente e também a melhor integração do Jovem Contabilista.

Blog_CF: De tudo o que a sua chapa propõe e acredita, qual o item mais te toca?
COUTINHO: Formação profissional.

Blog_CF: Que conselho você daria a estudantes a respeito de oportunidades de trabalho no mercado contábil? Qual melhor conselho profissional já foi lhe dado?
COUTINHO: O melhor conselho seria manter-se atualizados, a profissão contábil é de grande responsabilidade com seu cliente/empregador, mas principalmente consigo mesmo, portanto, atualização de modo geral é indispensável.

Blog_CF: Você acredita que há empecilhos para as mulheres na contabilidade ou já estamos em um estado de neutralidade de gêneros?
COUTINHO: Não existe.

Blog_CF: Se você tivesse que passar cinco anos na prisão (com privilégios), o que finalmente teria a chance de fazer?
COUTINHO: Ler bons livros e rezar.

Blog_CF: Escreva sobre algo que te inspirou nos últimos dias...
COUTINHO: A luta por mudanças no Conselho Regional de Contabilidade do Ceará.
  
Rapidinhas:
Último livro que leu: Contabilidade Empresarial (José Carlos Marion)
Livro favorito: Contabilidade Prática na Construção Civil (minha autoria)
Filme favorito: Padre Felipe Nery
Animal preferido: Ovelha
Qual é o seu próximo compromisso social: Almoço em Iguatu com as lideranças da área.
Se você pudesse ser o melhor em algo, o que escolheria: Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará
Se você pudesse ter um superpoder por um dia, qual seria: Acabar com a corrupção no Brasil.
Você tem uma música preferida: Músicas católicas.

Quem te inspira: Minha família

Um comentário:

  1. Queremos respostas de mais chapas pessoal. Vamos cobrar a posição deles pessoal. A equipe está de parabéns pela iniciativa porque a parte política da contabilidade tem ta muoto folgada e sem gente séria olhando. Vamos ajudar o pessoal do blogue a ficar de olho pessoal!

    ResponderExcluir