Translate

11 outubro 2014

Fato da Semana

Fato da Semana: Política e Contabilidade. As eleições ocorridas no final de semana é um evento importante. Qual a relação com a contabilidade? Em primeiro lugar, está presente a contabilização dos eventos relacionados com as eleições, como doações eleitorais ou contabilidade de partidos. Segundo ponto são os efeitos do debate (e escândalos) que geralmente acontecem nesta época. Veja o caso da Petrobrás, empresa estatal que tem sido foco neste pleito. A denúncia que parte substancial do contrato com terceiros era desviada para partidos e políticos colocam em cheque os mecanismos de controle da empresa. Afinal, onde estava a auditoria interna que não percebeu a cobrança indevida nas transações entre empresas?; Onde estavam os mecanismos de controle interno, que não perceberam o enriquecimento ilícito por parte de seus executivos? O leitor deverá concordar que são questões diretamente relacionadas com a contabilidade, independente da posição política.

Qual a Relevância disto?  A solução do problema passa pelos sistemas de controle, seja ele vinculado ao TCU/CGU ou internos. Além disto, processos de governança são cruciais. Será possível combinar governança corporativa com empresa estatal? Quais os mecanismos para blindar uma empresa estatal dos aproveitadores? Ou será que a solução é a privatização pura e simples. Muitas perguntas que podem surgir desta discussão estão vinculadas a contabilidade.

Positivo ou negativo? Positivo. Qualquer discussão é melhor que nenhuma discussão. Gary Becker já mostrava que o crime, inclusive a corrupção, está relacionado com uma análise de custo e benefício. Para combatê-lo, ou aumentamos o custo potencial para o criminoso (no caso condenando aqueles que praticaram erros) ou reduzindo os benefícios (privatizando, por exemplo).

Desdobramentos: Temos um longo caminho pela frente. Será que os protestos de 2013 foram fatos isolados ou podem contribuir para melhoria do nosso país? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário