Translate

21 dezembro 2013

Os jatos suecos, a contabilidade pública e a contabilidade de custos

O governo brasileiro anunciou nesta semana a decisão de comprar 36 aeronaves modelo Gripen NG. Com a decisão, o país irá pagar 4,5 bilhões de dólares por um equipamento que ainda não existe. Cada aeronave deverá sair por 125 milhões e deverão ser entregues em 2023.

Estavam na disputa dois outros produtos: um concorrente francês e outro da Boeing. Aparentemente a área técnica do governo tinha recomendado o avião sueco, mas no governo passado um ministro fez lobby para o avião francês, chegando a anunciar esta opção como sendo do próprio governo.

No que diz respeito à área pública, a escolha é coerente com os critérios técnicos. É bem verdade que num determinado momento o governo atual estava inclinado a escolher a Boeing, mas o escândalo de espionagem contou na decisão. Isto é um ponto positivo, onde a análise técnica prevaleceu sobre a avaliação política ou interesses pessoais.

A razão da escolha está vinculada a um conceito básico da contabilidade de custos: a curva de aprendizagem. Em certos setores a curva de aprendizagem é fundamental na mensuração dos custos de um produto. Quando uma empresa produz as primeiras unidades, o valor do custo unitário é elevado. Com o passar do tempo, a empresa “aprende” a melhor forma de produção, com impacto na redução do unitário. Assim, uma empresa que produz cem unidades por mês irá “aprender” mais rápido que uma empresa que fabrica dez unidades.


A empresa vencedora é proveniente de um país onde a força aérea é reduzida. Isto faz com que o processo de aprendizagem seja mais lento. Ao compartilhar a produção com um país como o Brasil, a Suécia poderá alcançar um custo unitário mais rápido. Assim, para a Saab, a empresa vencedora, será vantagem compartilhar os riscos da fabricação do modelo, sendo importante aceitar as condições impostas no processo de escolha. E estas condições incluem a transferência de tecnologia, algo que os outros dois concorrentes não estavam dispostos a ceder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário