Translate

06 dezembro 2010

Contabilidade e Corrupção

Existe alguma evidência de relação entre o nível de corrupção de um país e a qualidade da sua contabilidade? Esta pergunta foi investigada por quatro pesquisadores e os resultados publicados recentemente num periódico especializado em controle de lavagem de dinheiro.

Antes de detalhar os resultados, é importante estar consciente de que tanto a corrupção quanto a qualidade da contabilidade são medidas difíceis de serem mensuradas. Para corrupção, a pesquisa utilizou o índice da International Transparency, que mede o nível de corrupção de cada país. Para saber a qualidade da contabilidade os pesquisadores usaram duas medidas. A primeira media foi a participação das grandes empresas de auditoria (“big four”) no mercado de auditoria. Como esta é uma medida controversa, os pesquisadores também usaram uma pesquisa realizada pelo World Economic Forum com pessoas da área de negócios sobre a qualidade percebida da contabilidade em cada país.

Anteriormente, pesquisas tinham encontrado uma relação entre o nível de corrupção e o número de contadores per capita (Kimbro, 2002). A nova pesquisa mostrou existir uma relação entre aumento da participação das Big4 e o nível percebido de corrupção entre os países. Da mesma forma, também existe uma relação entre a qualidade percebida da contabilidade e o nível de corrupção do país.

Os autores chegaram a esta conclusão depois de controlar uma série de fatores de cada país, como tamanho da economia, sistema jurídico (common Law versus sistema romano), intervenção do estado, entre outras. Ao desenvolverem as regressões, o estudo também encontrou que o número de auditores per capita e a governança são variáveis relevantes para explicar a qualidade percebida da contabilidade.

Ler mais em
MALAGUENO, Ricadro; ALBRECHT, Chad; AINGE, Christopher; STEPHENS, Nate. Accounting and corruption: a cross-country analysis. Journal of Money Laundering Control. Vol 13. N. 4, 2010, p. 372-393.
KIMBRO, M. A cross-country empirical investigation of corruption and its relationship to economic, cultural, and monitoring institutions. Journal of Accounting Auditing and Finance, vol. 17, n.4, p. 325-375

Nenhum comentário:

Postar um comentário