Translate

28 fevereiro 2009

Aracruz move ação contra seu ex-diretor financeiro

Aracruz move ação contra seu ex-diretor financeiro
25 February 2009
Valor Econômico

Quase três meses depois que o conselho de administração da Aracruz decidiu processar Isac Zagury e a assembleia aprovou a medida, a companhia finalmente abriu a ação contra seu ex-diretor financeiro, na sexta-feira, por conta dos prejuízos com derivativos de alto risco. A ação foi aberta na 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. (...)

Os administradores da companhia chegaram a considerar a possibilidade de não mover a ação contra ele. Porém, como a decisão foi sancionada em assembleia, qualquer acionista poderia iniciar a ação, em nome da Aracruz, se a companhia não fizesse isso em três meses após a deliberação - conforme o artigo 159 da Lei das Sociedades por Ações. Esse prazo terminou ontem, feriado de Carnaval. Daí, a ação ter sido aberta na sexta-feira.

Para que os investidores não pudessem tomar a decisão em nome da empresa, seria necessário aval de uma nova assembleia para que anular a definição anterior. Tal procedimento iria expor a companhia e seus executivos, quase como um atestado de responsabilidade conjunta.

Em contrapartida a ter evitado essa polêmica, a Aracruz terá de enfrentar as consequências de assumir publicamente um erro da administração.

O fato pode trazer efeitos colaterais indesejáveis, especialmente na defesa contra a ação coletiva movida nos Estados Unidos por investidores que querem ser ressarcidos de seus prejuízos, provocados pela desvalorização da ação da companhia desde que o episódio com os derivativos veio à tona.

(...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário