Translate

19 dezembro 2006

Petrobrás será indenizada


Depois de meses, o ministro do governo boliviano diz novamente que a Petrobrás será indenizada. Fica a impressão de que o acionista da Petrobrás perdeu e continuará perdendo com tudo isto.

Petrobrás será indenizada, diz ministro de Evo

Carlos Villegas, de Hidrocarbonetos, afirmou que o seu governo contratará uma consultoria para definir o valor

Denise Chrispim Marin

O ministro de Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, garantiu ontem que a Petrobrás será indenizada pela nacionalização de suas duas refinarias de petróleo em Santa Cruz de la Sierra. Ao final de um encontro de duas horas com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, Villegas anunciou a jornalistas que o governo boliviano contratará uma consultoria para definir o valor de mercado das duas unidades.

Essa tarefa deverá ser concluída até a primeira semana de fevereiro. (...)

As contrapartidas acenadas pelo Brasil foram os novos investimentos da Petrobrás na produção de gás na Bolívia e a possível construção de um pólo gasoquímico por empreendedores privados brasileiros do lado boliviano da fronteira.

'Falava-se muito sobre o pólo gasoquímico, deixou-se de falar (com a nacionalização do setor de gás) e voltou-se a falar por iniciativa do próprio Evo Morales. A Petrobrás também contempla novos investimentos', afirmou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. 'Há três meses, seria difícil falar nesse assunto. Mas houve uma evolução importante, que não é definitiva. Há uma disposição nova.'

Embora não afaste o risco de novas ações unilaterais do governo boliviano contra interesses brasileiros, Amorim acredita que há condição para se criar um 'clima positivo'. O próprio chanceler Choquehuanca afirmou que ambos os países começaram uma fase superior, baseada na solução de todas as questões por meio do diálogo. 'O diálogo é o oposto de medida unilateral. Alguns anseios históricos da Bolívia foram tratados de forma abrupta (pelo governo Morales). Com o tempo, as coisas voltam ao leito normal', declarou Amorim à imprensa.

As refinarias foram compradas pela Petrobrás em 1999, para atender a pressões do governo boliviano, por US$ 100 milhões. A companhia brasileira, até então, resistia a ingressar no segmento de refino de petróleo na Bolívia. Em maio deste ano, as refinarias tornaram-se emblemas do processo de nacionalização do gás e do petróleo pelo governo Evo, ao serem ocupadas por militares. Nesse processo, tornou-se claro que a YPFB passaria a controlar 51% das ações das refinarias. Mas a indenização da companhia pela perda de patrimônio ficou em aberto, sem garantias claras do governo boliviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário