Translate

22 dezembro 2006

Mudam as prioridades nos celulares


A alteração na regra do setor faz com que as operadoras passem a valorizar os clientes do pré-pago, anteriormente desprezados.

"especialmente aquelas pessoas que têm popularidade e recebem muitas ligações - voltaram a ser valorizados pelas teles. (...)

resultado das novas regras de interconexão na telefonia móvel, que entraram em vigor em meados deste ano e passaram a ter impacto nos balanços das companhias no terceiro trimestre.
A Anatel eliminou o chamado "bill & keep" parcial, no qual as teles faziam um acerto de contas somente entre o que excedia um determinado limite na interconexão (tarifa cobrada quando uma utiliza a rede da outra para completar uma chamada). Uma operadora só pagava quando as ligações originadas em sua rede ultrapassavam 55% do tráfego total entre ela e outra empresa.
(...)
Esse limite acabou. Agora, todas as receitas e todos os custos de interconexão são contabilizados. Os pacotes foram remodelados de acordo com a nova realidade, na qual receber ligações de uma outra rede tornou-se muito interessante, pois elas são uma fonte de receita de interconexão.
A nova regra do jogo, para qualquer operadora, é vender planos que incentivem o tráfego na própria rede e procurem estimular o recebimento de chamadas feitas por clientes de outras operadoras. Daí o valor que ganharam os "pais-de-santo", já que eles são clientes que mais recebem do que fazem chamadas.
(...)
"Há clientes que só recebem. Estimulá-los é bom. A gente já vinha tentando fazer isso mesmo antes das mudanças", diz o gerente de marketing de pré-pago da Vivo, Alex Kanfir. Ele acrescenta que adeptos dos planos de cartão não são sinônimo de clientes piores. Na operadora, 20% deles geram receita média mensal igual à dos assinantes pós-pagos.


(Valor Econômico, 22/12/2006)

Nenhum comentário:

Postar um comentário