Translate

27 setembro 2018

Pesquisando dados

Para quem faz pesquisa, o acesso a uma base de dados pode ser fundamental. Muitas pesquisas são construídas a partir de uma base de dados existentes. Na área contábil, esta base de dados deve incluir não somente os balanços e outras demonstrações, mas também preço das ações, fatos relevantes, entre outras informações. Para o pesquisador é fundamental o acesso a uma base de dados e muitas instituições de ensino assinam estas bases, como a Reuters ou Economática.

Um problema é que as bases de dados não são completas. Uma informação eu posso buscar no site do Banco Central, mas outra talvez seja mais fácil obter no Ipeadata.

Recentemente o Google lançou um projeto de ligar as bases de dados existentes na internet. O projeto procura facilitar a vida do cientista (do jornalista ou do curioso) em encontrar os dados necessários para sua pesquisa. Neste sentido, o facilitador de base de dados lembra o Google Acadêmico, que centraliza as publicações mais relevantes de pesquisa. O Dataset search pode realmente ser um facilitador.

O que o Google ganha com isto? Acesso a um grande conjunto de informações, sendo referência quando o interesse é coletar dados. Ao contrário do Wolfram, que pretende dar uma resposta a uma pergunta como qual o ativo da Petrobras, o Google indica base de dados onde é possível encontrar os dados.

Atualmente, o número de base de dados é pequena. Isto é um problema. Digitei a palavra "accounting" e apareceu onze respostas. Praticamente nenhuma das respostas seria de interesse de um pesquisador na nossa área. Em várias, os dados estão desatualizados. Por enquanto, o produto do Google é muito mais uma promessa que uma realidade. Mas quem sabe você encontra alguma coisa de seu interesse...

Nenhum comentário:

Postar um comentário