Translate

23 maio 2018

Como reduzir a diferença de gênero

No livro Lo que importa es el porqué, Uri Gneezy e John List percorrem diversos lugares do mundo tentando descobrir a razão para a existência da desigualdade entre homem e mulher na sociedade. Os autores conhecem desde a sociedade mais matriarcal existente até o extremo oposto, onde predomina, no extremo, o homem. Nestas sociedades, eles fizeram um experimento competitivo nas aldeias da Tanzânia e da Índia - onde predominava os dois extremos citados - para tentar entender a razão da desigualdade. Publicaram também um anúncio oferecendo emprego e descobriram que as mulheres evitam, na sociedade moderna, os anúncios onde a recompensa depende da competição.

As pesquisas realizadas por Gneezy e List levaram os autores a uma conclusão: a desigualdade de gênero poderia ser explicada pelo componente cultural. Se a nossa sociedade se preocupar com a socialização das crianças, e isto inclui a volta das escolas separadas por gênero (!?) (1). Isto parece estranho, mas os dois são pesquisadores respeitados, com ampla experiência em comportamento humano.

Uma pesquisa mais recente, de dois professores da Paris School Economics, usou também uma situação prática, o chamado experimento natural. No caso, a Alemanha. Lippmann e Senik olharam especificamente a matemática. Este é um campo da ciência onde prevalece o homem entre os estudantes e os pesquisadores. Na antiga Alemanha Oriental, o lado comunista, as mulheres tinham uma educação mais igualitária do que na Alemanha Ocidental, o capitalista. Usando esta divisão, os autores descobriram que a diferença entre gênero na matemática é reduzida nas regiões da antida Alemanha comunista. Os autores chegam a uma conclusão parecida com a narrada por Gneezy e List no livro.

Nós mostramos que esta diferença Leste-Oeste é devido a meninas atitudes, confiança e competitividade em matemática, e não a outros fatores (...). Também fornecemos evidências ilustrativas de que a diferença de gênero em matemática é menor nos países europeus que costumavam fazer parte do bloco soviético, em oposição ao resto da Europa. A lição é dupla: (1) uma grande parte da lacuna generalizada de gênero na matemática se deve aos estereótipos sociais; (2) as instituições podem modificar de forma duradoura esses estereótipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário