Translate

23 maio 2018

A criação de um Trending

O escândalo do Facebook chamou a atenção para manipulação na internet. Um caso similar é a fabricação de um Trending Topic, ou seja, colocar uma notícia como um das mais vistas do Twitter. Eis um exemplo citado pelo El País:

En el mundo de la gran empresa, Telefónica, Sacyr, Bankia, Mediaset y el Real Madrid contrataron los servicios de una granja de hasta 45.000 bots (cuentas automatizadas) y una red de páginas web de propaganda controlados por las empresas de reputación online Eico y Madiva. La revelación se conoció en el marco de la investigación en curso sobre la trama de corrupción Púnica, que ha expuesto cómo políticos del PP usaron dinero público para mejorar su imagen. Por fabricar un trending topic (colocar una información entre las más vistas de Twitter) estas empresas cobraban 6.000 euros. 

Os exemplos citados são de grandes empresas (e até um time de futebol). Mas, e uma igreja? Recentemente o Estadão publicou que um estudo mostrou que quase 30% dos comentários do Twitter sobre o filme "Nada a perder" (?) foram, aparentemente, feitos por robôs.

Isto tem um risco maior, quando não existe uma certa qualidade na informação. O New York Times (via Quartz) expôs o problema do Sri Lanka, onde não existe a mídia tradicional e o Facebook é usado como fonte de notícias, sem nenhum tipo de controle. Recentemente correu um boato sobre uma conspiração dos muçulmanos para esterilizar a população do país, que levou ao espancamento de um funcionário de um restaurante. (Em menor escala, é também a informação que circula nas redes sociais sobre o preço do combustível no Brasil. O país teria o preço mais alto do mundo para diesel e gasolina; ontem postamos um link que mostra que isto não é verdade. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário