Translate

21 maio 2016

Fato da semana: Eletrobras

Fato: Eletrobras e as demonstrações de 2014

Data: De 16 a 20 de maio de 2016

Fonte: Imprensa, Governo, Empresa

Precedentes
2010 - Entre 2001 a 2010 a empresa teve oito presidentes.
Março de 2014 - Começa a operação lava-jato. Uma das investigações inclui a corrupção na Eletronuclear e obras de Angra 3. Além disto, as denúncias incluíram as obras da usina BeloMonte.
2015 - As demonstrações contábeis do exercício de 2014 são publicadas no Brasil, mas não foram entregues na bolsa de Nova Iorque. A empresa de auditoria recusou assinar o parecer sem uma investigação. Uma empresa é contratada para fazer os trabalhos, que ainda não terminou.
17/05/2016 - A empresa informa ao mercado que não depositaria as demonstrações do exercício findo em 31/12/2014 na prorrogação do prazo. A bolsa dos EUA suspenderia as negociações do papel da empresa.

Notícia boa para contabilidade?
Aparentemente a Eletrobras foi mais uma empresa que foi usada para fins alheios ao seu objeto social. A lentidão na apuração dos problemas de corrupção "poderia" ser justificada em razão da complexidade da teia societária, mas não convence muito. O fato dos sistemas de controles, incluindo aqui a empresa de auditoria e comitês internos, terem deixado passar os problemas também não ajuda.

Desdobramentos
Tudo leva a crer que a divulgação irá demorar muito. A possibilidade da empresa sair da bolsa dos EUA é real. Em 2004 a Eletrobras saiu do PND, mas sua volta pode ocorrer. Há comentários que a falta de pagamento do subsídio à região norte pode provocar, nos próximos meses, um apagão.

Mas a semana só teve isto?
Não. O anúncio do rombo (ou "rambo") fiscal de R$170 bilhões é muito maior do que o esperado (R$120 era o número comentado). A compra da SSRN também é relevante para a ciência. A demissão do presidente da Mitsubishi por fraude é um fato internacional importante.



Em tempo: Como ressaltado pelo Rossandro, a nomeação de Pedro Parente para a presidência da Petrobras também merece ser ressaltada. O currículo dele é sensacional e eu, particularmente, considero uma ótima nótícia. Ele terá um trabalho árduo pela frente. Isabel Sales

Um comentário:

  1. Nomeação do novo presidente da Petrobras, também pode ser considerado um fato relevante da semana.

    ResponderExcluir