Translate

21 novembro 2015

Fato da Semana: Eleições dos Conselhos (47 de 2015)

Fato da Semana: Mais de 350 mil pessoas entraram no sítio do conselho e votaram para eleição dos Conselhos Regionais. Mas a eleição foi marcada pelo baixo comparecimento e um grande quantidade de votos em branco. A análise do resultado revela que o número de votos em brancos esteve relacionado com o número de chapas (quanto maior a disputa, menor este número) e do tamanho do conselho (em conselhos com um grande número de eleitores os votos em branco cresceram).

Qual a relevância disto? É preciso entender que parte deste resultado é decorrente da própria descrença das pessoas com a política e a representação. E do aumento de desemprego, como mostramos mensalmente nas estatísticas apresentadas com exclusividade por este blog. Ou das acusações recentes contra o atual mandatário do Federal. Talvez a falta de proposta das chapas tenha também construído; é bom lembrar que este blog tentou entrevistar os candidatos e somente dois responderam. Mas quem sabe tudo isto seja a explicação para o fato de que os eleitos conseguiram seus cargos com 55% dos profissionais aptos a votar.

Positivo ou Negativo? Negativo, por ser a expressão do descontentamento dos eleitores. Mas quem sabe possamos transformar o limão numa limonada?

Desdobramentos - A ciência política, com Robert Michels, ensina que as representações populares costumam afastar da base, através da construção da oligarquia. Michels mostrou isto há mais de cem anos. Será que a pirâmide deseja realmente aproximar-se das bases?

2 comentários:

  1. No CRCAP a disputa foi muito acirrada. Houve pouca obtencao. A Chapa vencedora 02 tinha o atual presidents. Como Ele esta fazendo um bom trabalho a dia Chapa ganhou. Infelismente isso nao acontece com o Brasil cada vez maid afundado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marinelio, agradecemos imensamente a participação. Que bom que em alguns estados houve concorrência. Esperamos que nas próximas eleições isso aconteça em mais locais.

      Excluir