Translate

08 novembro 2015

Entrevista: Chapa 1 CRC Rio Grande do Norte

Sunny Maia: Suplente da Chapa 1 do CRCRN
Blog_CF: Nos dias 17 e 18 de novembro haverá eleição para renovação de um terço do Plenário. O que isso significa?
Sunny: A eleição é a oportunidade de o profissional influir diretamente no andamento do Conselho de Contabilidade ao qual ele é vinculado. Neste sentido, ao votar, implicitamente ele está concordando com as proposições de determinada chapa, daí a relevância de o profissional procurar se informar a respeito das ideias listadas.

Blog_CF: Quando falamos em Conselho de Contabilidade, a primeira coisa que vem a mente de um contador é a anuidade que pagamos. Como esse dinheiro é distribuído entre as regiões do Brasil? Onde é possível encontrar prestações de contas à sociedade?
Sunny: O valor da anuidade é pago ao CRC ao qual o profissional está vinculado. Esse valor é distribuído entre o próprio regional e o Conselho Federal de Contabilidade. Como entidade pública, o sistema CFC/CRCs obedece a Lei de Acesso à Informação. Assim, nos sites dos regionais há um ícone que direciona a uma página específica, local onde você pode encontrar informações financeiras, jurídicas e de gestão, dentre muitas outras.

Blog_CF: Uma reclamação constante é que não há acesso a informações a não ser que o interessado se dirija até um CRC ou uma delegacia. Todavia, atualmente espera-se uma maior presença online para a resolução de problemas, seja por meio de chats, e-mails ou enriquecendo as informações nas páginas de cada órgão. Qual a sua opinião sobre isso?
Sunny: A reclamação, poderíamos dizer, que procedia até dez anos atrás. De lá para cá, muita coisa mudou. Por exemplo, no CRCRN, todas as informações de capacitações, jurídicas, prestações de contas contábeis, estão lá, acessíveis on-line. Além disso, já existe ouvidoria e todos os setores possuem telefone funcional, também disponíveis pelo site. Não bastasse, há o envio de boletins eletrônicos e perfis no Facebook e no twitter, justamente para essa demanda mais urgente. E justamente esse aspecto da transparência será um dos lemas da nossa chapa, pois entendemos que o CRCRN é uma instituição pública.

Blog_CF: Há um site próprio para as eleições e é nele, inclusive, que os contadores vão utilizar nos dias 17 e 18 de novembro. Eu entrei no site e quando procurei as chapas do Distrito Federal caí em uma página “ainda em construção” (que persistiu até o dia primeiro de novembro). Quando vamos a “perguntas frequentes” no site das eleições, está escrito: No endereço eletrônico acima estarão disponíveis, também, as chapas concorrentes ao pleito, os regulamentos que regem o pleito, o calendário eleitoral, texto contendo as dúvidas frequentes e suas respostas, bem como a página ‘Fale Conosco’, na qual constam o telefone da central de atendimento e o web chat, disponíveis 20 dias antes das eleições, das 8h às 12h e das 14h às 18h, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira. Após as 18h as solicitações serão enviadas para uma caixa postal – e-mail e respondidas pela equipe de atendimento. Durante o período de votação, o atendimento será ininterrupto.” Todavia não consegui descobrir as Chapas que estão concorrendo pelo meu voto. No site de diversos Conselhos Regionais é como se não estivéssemos em período eleitoral, no site do CFC, deveríamos ser direcionados a um link que apresenta erro. ? Há um aparente descaso as eleições e aos eleitores.  Qual a importância que o Conselho Federal de Contabilidade dá a tudo isso? Qual a influência que cada Conselho Regional tem, neste momento? O que a sua Chapa fez para informar melhor o seu público? Em quais plataformas a sua Chapa está presente e qual a interatividade com o público?
Sunny: Em relação ao sistema de votação, ele é gerido pelo Conselho Federal de Contabilidade e as chapas não tem influencia alguma. Em relação ao CRCRN, há um banner principal, de forma fixa, informando a respeito das eleições, sobretudo datas. Além disso, estão sendo enviados boletins especiais apenas sobre isso, destacando aspectos como data de corte e disponibilização do site. A nossa chapa especificamente, está enviando e-mails a todos os profissionais, com as nossas propostas e destacando o link relativo ao site das eleições, onde já é possível acessar muita informação, e criamos um perfil no Facebook.

Blog_CF: A internet possui uma importância inquestionável. Qual o plano da sua chapa para que o site do seu Conselho Regional esteja mais atualizado? Como o público pode ajudar e participar?
Sunny: O site do CRCRN é muito bom, pois permite uma navegação intuitiva e de fácil acesso. Dentre nossas propostas, está inclusive a elaboração de uma Política de Editoração/Comunicação, com o objetivo também de maximizar ainda mais a comunicação. De qualquer forma, através dos canais que citei, como ouvidoria e perfis sociais, o público pode contribuir.

Blog_CF: De tudo o que a sua chapa propõe e acredita, qual o item de mais fácil e rápida aplicação?
Sunny: Acredito que a Política de Editoração/Comunicação seja a que primeiro sairá do papel.

Blog_CF: De tudo o que a sua chapa propõe e acredita, qual o item mais te toca?
Sunny: A proposta de interiorização do CRCRN, pois acredito que o Conselho precisa ser visto enquanto instituição pela sociedade. E isso só será possível nas cidades mais afastadas da capital quando tivermos membros nossos em todas as regiões. Como ex-presidente do CRCRN Jovem, percebi essa situação nos momentos em que precisávamos realizar uma capacitação e não tínhamos um apoio naquela determinada cidade dentro da comissão.

Blog_CF: Que conselho você daria a estudantes a respeito de oportunidades de trabalho no mercado contábil? Qual o melhor conselho profissional já foi lhe dado?
Sunny: O mercado contábil nos oferece oportunidades muito variadas, pois quase todas as instituições precisam de uma Contador. Porém, um conselho que eu daria seria trabalhar com foco na técnica, no estudo continuado, na ética e na responsabilidade. E o melhor conselho profissional que já recebi foi: seja empreendedor em tudo que você for fizer!!

Blog_CF: Você acredita que há empecilhos para as mulheres na contabilidade ou já estamos em um estado de neutralidade de gêneros?
Sunny: A diferenciação de gêneros é algo da sociedade brasileira. Usualmente, a mulher recebe um salário menor do que o homem, por exemplo. Contudo, dentro da classe contábil, acredito que revertemos a situação do reconhecimento. A gestão da presidente Maria Clara frente ao Conselho Federal de Contabilidade é demonstração disso. Ela levou o nome da contabilidade brasileira para além do nosso país. Aqui no Rio Grande do Norte também tivemos duas presidente de destaque, as contadoras Jucileide Ferreira Leitão e Maria do Rosário de Oliveira.
Blog_CF: Se você tivesse que passar cinco anos na prisão (com privilégios), o que finalmente teria a chance de fazer?
Sunny: Escrever um livro.

Blog_CF: Escreva sobre algo que te inspirou nos últimos dias...
Sunny: Um vídeo que assisti de Abílio Diniz, onde ele fala que devemos procurar passar coisas paras as pessoas que possam ser úteis. Ajudar ao próximo realmente me motiva buscar novos conhecimentos e desafios.

Rapidinhas:
Último livro que leu: A Startup Enxuta
Livro favorito: Paixão por Vencer
Filme favorito: Uma Mente Brilhante
Animal preferido: Cachorro
Qual é o seu próximo compromisso social? Criar e desenvolver, juntamente com o CRC JOVEM, programas voltados para as comunidades carentes.
Se você pudesse ser o melhor em algo, o que escolheria?  Ser justo.
Se você pudesse ter um superpoder por um dia, qual seria? Ler a mente das pessoas.
Você tem uma música preferida? Tempo Perdido – Legião Urbana
Quem te inspira? José Carlos Fortes.


3 comentários:

  1. Parabéns a equipe do blog e a entrevistada

    ResponderExcluir
  2. A eleição é para os CRCs mas quem cuida daquela página é o cfc que so usa dinheiro prá viajar. Eles autorizam as chapas e tinham que por informação para cada região mesmo informando chapa única. gostei da pergunta e concordo. sorte de quem tem conselhos respondendo vocês agora o resto do Brasil tem que aceitar as cegas

    ResponderExcluir
  3. Agradecemos os comentários. Gostaríamos de mais entrevistados, mas somos gratos as chapas que participaram. Esperamos ter mais candidatos na próxima.

    ResponderExcluir